Pesquisador e Orientador John A. Wheeler (1911-2008)

John A. WheelerO professor Wheeler faleceu recentemente com quase 97 anos. Em vida fez grandes contribuições à Física Teórica, especialmente a Relatividade. Tive o prazer de conhecê-lo na University of Texas at Austin. Eu estava fazendo o doutorado e já conhecia seu legado.

Não foi o caso quando eu estava fazendo a graduação. Cometi uma gafe horrível em um seminário da disciplina Eletrodinâmica Relativística.

Eu estava todo empolgado por ter entendido as funções de Green avançada e retardada, sua combinação e interpretações em Eletrodinâmica e disse

… o Feynaman e um tal de Wheeler aplicaram …

Imediatamente o prof. Colber repreendeu-me.

Opa. O Wheeler foi o orientador do Feynman e tem contribuições à Física Teórica em termos de artigos e orientações comparáveis ou até maiores que as de Feynman

Pedi mil desculpas, todo vermelho de vergonha. Eu estava tratando deste artigo: John Archibald Wheeler and Richard Phillips Feynman Classical Electrodynamics in Terms of Direct Interparticle Action (1949) e outras referências.

Ao rever o artigo, fiquei nostálgico e tive vontade de demonstrar meu pesar e deixar minha homenagem a Wheeler.

Read more: