O Custo e o Valor do Software Livre

Um dos grandes benefícios que vejo no software aberto, livre e gratuito é a autonomia que nos oferece. Mas isto tem um custo: Tempo, energia e estudo. Para quem gosta de desafios e de aprender coisas novas, isto pode até viciar. É o meu caso.

Infelizmente, ao fazer uma manobra radical (fsck) no meu servidor, o meu blog na austin.ime.unicamp.br ficou fora do ar. Aproveitei para fazer um grande update. Aí que as coisas complicaram mesmo. Como estou sem tempo para mexer com os vários parâmetros vou usar este portal que já está tudo pronto. Já sinto falta de algumas características. Paciência.

O problema é que este tipo de instalação, a gente que não trabalha com a administração de sistemas, só faz uma vez ou outra, e não recorda as opções feitas (nem tem a disciplina de registrar os passos que deram certo).

linux-mysql-php-apachePara ficar registrado, estou usando o famoso quarteto LAMP: Linux (distro mandriva), Apache, MySQL e PHP. Tudo funcionando separadamente. O problema parece ser nas permissões e ou no acesso ao banco de dados. Ou talvez alguma diretiva do apache.

Assim que tiver um tempinho, volto ao meu servidor.

Uma opinião sobre “O Custo e o Valor do Software Livre”

  1. Olá, Samuel.

    Há algun tempo decidi usar efetivamente o Linux. Comecei com a distribuição Librix (Itautec), fui pra a Kurumin (Guia do Hardware) e agora encontrei a paz com a distribuição Ubuntu. Há quatro meses não abro o Windows, e também não sinto falta dele.

    O que mais me agrada no Ubuntu é a facilidade em encontrar e instalar programas. Por exemplo, eu precisava de um software para controle de despesas pessoais. Entrei no “Adicionar/Remover”, fiz uma busca usando algumas palavras-chave e uma lista de softwares foi exibida. Li as descrições e selecionei dois deles. Cliquei em “Aplicar”. O Ubuntu baixou e instalou tudo automaticamente, algo perfeito pra um usuário comum como eu.

    O único probleminha que ainda está sem solução é a exibição de vídeos no GloboNews. Tentei assistir uma reportagem sobre o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron e não deu certo:

    http://globonews.globo.com/Jornalismo/Gnews/0,,3288-p-14042008,00.html

    Samuel, no Mandriva você consegue ver o vídeo?

    Abraço.

Os comentários estão desativados.