Sensibilidades e a bola da copa de 2010: Jabulani

Alguns jogadores da copa de 2010 fizeram comentários contrários à bola Jabulani ao invés de comemorarem a nova pelota. Nem todos criticaram, como era de se esperar por exemplo do Kaká.

Não é de se estranhar que estes jogadores, tão acostumados com a bola de futebol, percebam diferenças sutis no novo modelo da bola oficial da copa, fornecida pela Adidas.

Quais são as características da nova bola que provocaram o seguintes comentários?

  • horrorosa e parece as que são vendidas em supermercado (Júlio César)
  • Essa bola é sobrenatural. A trajetória que ela faz é estranha, ela sai de você, parece que não gosta que alguém chute. Parece que tem alguém guiando, porque quando você vai chutar ou cabecear, ela muda a trajetória – (Luís Fabiano)
  • Essa de agora é igual a “Patricinha”, que não quer ser chutada de jeito nenhum – (Felipe Mello)

O peso e o tamanho da bola são os mesmos fixados pela FIFA há muitas copas.

A principal novidade é muito sutil. Esta bola foi projetada para ser mais redonda que os modelos anteriores.

Uma esfera de raio 10,98 cm é uma abstração matemática. Produzir uma bola com a mesma curvatura em todos os pontos da superfície, não é trivial. Veja o vídeo ao final deste comentário.

A bola oficial para a copa de 2006 usava 14 painéis para o revestimento mais externo. Esta bola de 2010 usa apenas 8 painéis. Cada painel tem contornos curvos que são desenhadas para ter a menor distorção possível.

Para fazer comparações, a bola oficial de outros campeonatos tem 32 painéis externos: 12 pentágonos, 20 hexágonos, costurados nas 90 arestas, e 60 nós (ou vértices). É um icosaedro truncado. Todas estas costuras, arestas e nós são “suavizados” com o enchimento da bola, mas é claro não produz uma superfície esférica perfeita.

Assim, o novo modelo com painéis curvos introduziu um ajuste melhor para a produção de uma bola mais esférica. Isto já tinha sido feito em 2006. A novidade desta bola de 2010 é que a Adidas reduziu o número de painéis, que implica menor quantidade de emendas e nós.

A bola Jabulani
Os painéis da bola Jabulani

Outra novidade, ainda na parte externa, é a presença de sulcos que podem produzir alguns efeitos importantes para o jogo de futebol:

  • Diminuir a turbulência durante os “vôos” e  aerodinâmicos. Ao orientar parcialmente o vento em cada painel, o fluxo é um pouco mais laminar em média. Este efeito deve ser percebido, pra quem está MUITO acostumado com as bolas anteriores, em bolas chutadas com muita velocidade e pouca rotação. Menor turbulência usualmente implica maior velocidade, no entanto a direção da bola pode oscilar por causa de um fluxo laminar em um painel e turbulento em outro, mas em média, ela é mais estável. Este efeito do fluxo laminar “puxar” a bola para um lado pode ser reproduzida na torneira de casa com um balão.
  • Diminuir a aderência em gramados molhados, como os sulcos em pneus que permitem melhor vazão da água. Este efeito seria sentido em jogos com chuva,  bastante prováveis na época da copa na África do Sul, especialmente na capital.
  • Diminuir as chances de aquaplanagem, novamente como nos pneus. Este efeito não deve ser sentido nos gramados novos dos estádios da copa, pois a drenagem dos campos deve ser suficiente para evitar acúmulo de água.

O material interno da bola não parece ser novidade. Pesquisei que a bola é resultado de materiais dos países emergentes:

Materials / pre-products:

* Thermoplastic polyurethane-elastomer (TPU) TPU 0.3 mm: Manufactured in Taiwan
* Latex bladder: Manufactured in India
* Ethylene vinyl acetate (EVA) EVA 3.5 mm: Manufactured in China
* Isotropic polyester/cotton fabric: Manufactured in China
* Glue: Manufactured in China
* Ink (11 colours): Manufactured in China

Eu não saberia avaliar o quanto esta bola curvaria sob o efeito “folha seca” ou tecnicamente, o efeito Magnus.  Além disto, quando uma bola é chutada, ela se deforma e oscila em modos característicos até voltar à sua forma esférica. Os oscilações ocorrem em frações de segundos, mas quando a bola está em vôo, estas deformações da superfície da bola vão alterar a sua aerodinâmica. Um goleiro experiente conhece as traições de uma bola com estes efeitos.

Apesar de toda a tecnologia da nova bola, reconhecemos a semelhança com sólido de Arquimedes, o tetraedro truncado, que tem exatamente oito faces planas regulares: quatro hexágono e quatro triângulos.

Planificação de um tetraedro truncado
Planificação de um tetraedro truncado
Tetraedro truncado
Tetraedro truncado. É um sólido de Arquimedes com oito faces.

Veja o vídeo da produção da bola Jabulani:

Dica de: Querido Leitor » Jabulani: a polêmica bola da copa.

UPDATE: A revista VEJA fez um infográfico que resume algumas propriedades da Jabulani.

22 opiniões sobre “Sensibilidades e a bola da copa de 2010: Jabulani”

    1. Olá Maria Fernanda. Os comentários dos jogadores foram gravados, mas foram opiniões subjetivas em determinado momento de estranhamento com a nova bola. Durante a copa não ouvi novas críticas.

  1. Eu adorei esse site irei visitá-lo todos os dias de pesquisas vou falar para todos os meus amigos. minhas pesquisas foram todas horríveis, mas esta vou falar a verdade é ótima. da ultima vez que entrei nesse site para fazer o trabalho tirei A+ so por causa dessa nota minha mae me deu um netbook a gora posso mexer nesse site o dia todo sem minha irma para me atormentar falando em irma, voce dono do site e homen ou mulher porque ser for homem minha mae nao deixa eu entrar aqui mais, porque minha mae nao gosta que eu mexa em coisas de homem so nos conhecidos como meus primos,meus tios,meus avôs,meus colegas de classe,e meu pai mas outros nem em pensamento .muito obrigado por fazer esse site!

  2. Na data de 21/06 a TV Globo apresentou uma reportagem na qual a Jabulani foi levada à USP para ser analisada. Na reportagem foi mostrado que o comportamento da bola é realmente diferente da bola com 32 painéis. As bolas foram colocadas em um túnel de vento enfumaçado e projetado com laser. Ao final, fizeram uma análise do comportamento do vento ao redor das bolas. Na boda da copa de 2010, o vento não se adere à superfície da bola, como ocorre na outra bola. Assim, é criado uma região de vácuo atrás da bola de modo que a jabulani sobre mais ação de resistência do ar. Consequentemente, se desestabilizando antes que a outra bola e sofrendo variações provocadas pelo vento durante o seu movimento.

  3. Eu vi a reportagem duas vezes pra ter certeza, foi utilizado o sistema PIV (“Particle Image Velocimetry”) com emprego de raios laser, o teste em tunel de vento foi excelente… O unico problema é que o Burro do narrador inverte as coisas e diz que a jabulani sofre MAIS resistencia ao ar que a bola comum, um idiota completo… A conclusao do teste eh muito obvia mas totalmente invertida. O pesquisadores mostram que a bola sofre menos resistencia por ser mais esferica e mais ter a superficie mais “lisa” atingindo velocidades mais altas e mais rapidamente, onde isto implica? Ao ser chutada, a bola ganha uma velocidade inicial que vai diminuindo até que, em um determinado momento, atinge o chamado “ponto de crise de arrasto” que é quando a bola faz as curvas, com a jabulani tudo é mais rapido e acentuado, pela falta de resistencia ela faz as curvas em altissimas velocidades muito mais rapidas que a bola comum.. Porem a explicação da globo é ridícula e totalmente mal interpretada, qualque um que entenda um pouco de física percebe que a explicação eh tosca, nao dizem nada com nada. Mas… Isto eh Brasil “companheiros”, nao tem “pobrema” o povo é burro mesmo…

  4. Não assisti à reportagem exibida pela rede globo mas, assim como em diversas outras situações, dada a função da mídia, não há “responsabilidade científica” em erros do gênero. Por exemplo, no infográfico feito pela revista Veja, são mostrados os vetores força com a qual os jogadores impulsionam a bola, força de resistência do ar e força da gravidade local. Qualquer pessoa elementarmente letrada em Física sabe, também, que a força com que o jogador impulsiona a bola apenas age durante o contato “pé-bola”, desaparecendo imediatamente após a “decolagem” da mesma. Daí para a frente, apenas os vetores força de resistência do ar e força da gravidade local devem ser representados.

  5. A bola Jabulani esta a ser feita num país com milhares de anos de história um país de combate e lutas milenares, um país sem tradição no futebol com tecnologia importada do estrangeiro, uma bola para extraterrestres, ainda somos Humanos por mais que sejamos inteligentes ainda não temos poderes sensoriais para adivinhar-mos os designios duma bola para extraterrestres, por isso a bola deve ser experimentada por seres de outro mundo, depois eles que nos digam se ela (a bola) serve para o mundial, pois nós terrestres já vimos que não presta.

  6. A jabulani é que está jogando essa copa e não os jogadores, os resultados dos jogos estão sendo ditados pela jabulani. Gols de fora da área comuns em jogos de futeboll, gols de falta que eram para ter acontecido não aconteceram, e a culpada é ajabulani. Até a fifa reconhece que tem problemas essa bola, mais não pode fazer nada!
    Por iss acho que essa copa de 2010, não foi decidida pelos ótimos jogadores e sim pela jabulani!!!

  7. kkk, vc acredita que o nome Jabulani foi em homenagem a Joanesburgo?
    Jahbulani = Jahbulon
    Jahbulon = deus sol, maçonaria…
    não enxergam que a midia fala da bola como se ela nao fosse uma bola?
    Parece que essa jabulani é uma pessoa especial, alguem com habilidades divinas e superiores

    Globo:

    “Jabulani, ter o poder de desaparecer, e resurgir[…]Um pais onde mais da metade da população vive abaixo da linha de pobreza recebe sua primeira copa, e é motivo de orgulho[…]Quem joga no meio do lixo, teve a chance de jogar uma pelada com a JAAbulanii, ééé…”
    Tudo da globo, galera jabulani é maçonaria, e a Africa do Sulesta cheia de lojas maçônicas espalhadas, A Globo é podre.
    Caiam na real e parem de acreditar em tudo que aparece em site famoso.

    1. Anderson. Acho que vc leu sobre a Jabulani em vários lugares e veio comentar aqui, longe de site famoso. Recomendo no entanto menos generalizações nas suas afirmações. Caso contrário alguns vão pensar que TUDO que vc escreve e fala é exagero sem sustentação e trata APENAS de senso comum, sem reflexão.

    2. e digo mais: os oito gomos pode representar a camara 8 com paredes multicoloridas com 27 luzes( a bola é multicolorida com 8 gomos)seus 3 triangulos(3,3)o grau maior da maçonaria com predominancia do branco como na bola jabulon(mistura de jeova,baal,e osiris)

  8. Ainda esqueci de mencionar o polvbo que acerta o resultado dos jogos, ridiculo, a Globo é podre do inicio ao fim, ja nao basta ter nascido de uma parceria na ditadura, ainda manipula as pessoas, esses dias eles andavam mostrando um jogador famoso limpando o nariz, que coisa idiota.
    e agora nao param de falar no caso do goleiro bruno, que diferenca isso faz na vida da gente?
    eles só botam lixo nna nossa cabeça, bando de escroto

  9. Pode parecer sem fundamentos, mas será que os fundamentos do que é noticiado aos olhos de todos tem algum fundamento tambem?
    E desculpem pela grosseria, estava irritado, e sei que não deveria ter descontado aqui, contudo, a verdade é esta, nunca uma bola de futebol foi tratada com tanto respeito e superioridade na historia humana…
    Existe algo por trás disso, assim como existe algo por trás da copa na africa do sul.

  10. Eu não li sobre a jabulani pra encontrar esta ideologia, apenas procurei o significado de Jabulani, que vem de Jahbulon, senso critico.
    Existe um mundo espiritual, do qual esses caras fazem homenagens e colocam nome de seus deuses em coisas que a população inteira passa a conhecer, o que eles fazem é induzi-los a não acreditar, pois se acreditassem, eles não teriam chance, podem me achar um pleno idiota, mas é isso que a midia faz…
    Titanic: “Nem deus pode afundar esse navio”
    Tempos modernos(globo): “Eu ja nao acredito mais em Deus, e ainda estou aqui”
    Vocabulario ingles: GOD = Deus , DOG = Cachorro GOD=DOG
    John Lenon: “And above us, only the sky” – apenas o céu, sem deus…
    God of War: “Não existe apenas um Deus” – hum….
    Entre outros exemplos…

    Quando você precisa de ajuda ou esta a beira da morte você se lembra apenas de um nome, que nome sera esse? Jabulani?

    O ruim é que nada podemos fazer contra o sistema…
    Desculpem as palavras mal educadas nos comentarios anteriores…

  11. Mais uma vez, percebemos a ignorância da revista Veja. Não sei nem porque a revista é tão aclamada pelos brasileiros, ou, pelo menos, é o que se diz por muitos. Mudando rapidamente de assunto,a revista vive em constante critica aos jovens de nosso pais, e, como a mídia, usa de alvo adolescentes, esperando que alguma bobagem seja dita para logo se fazer um artigo ou uma critica à nós. Mas dessa vez, a Veja se superou em seus conhecimentos físicos. Três forças? Quais? Que eu saiba, aceleração não é uma força, e sim uma constituinte. A revista tratou o movimento da bola de acordo com o pensamento aristotélico, que não cabe ao século em que nos vivemos.Como disse “JAMES COLEMAN ALVES : Qualquer pessoa elementarmente letrada em Física sabe” pois é, mas parece que a Veja não. Haveria sim, uma outra força, além do peso e da resistência do ar,se tivéssemos analisando o movimento da bola. Esta força é conhecida como “Empuxo”, descoberta por Arquimedes, orientada para cima, e presente na bola por o ar ser considerado um fluido. Além da gafe, a revista ainda publica, quando fala das forças, a frase: “fies às leis da Física”

Os comentários estão desativados.