Prêmio Abel de Matemática 2009 para Gromov

Mikhail Leonidovich Gromov 65,  vai receber o prêmio Abel de Matemática 2009 por causa de suas importantes contribuições a geometria e teoria de grupos.

O prêmio Abel é bem recente (começou em 2003)  mas já tem prestígio suficiente para ser comparável ao Nobel que não premia matemáticos. O Abel só premia quem contribui para a matemática pura. O valor do prêmio é um pouco menos que um milhão de dólares, US$ 950 mil.

A comissão do prêmio Abel apresenta as suas justificativas para atribuir a Gromov o prêmio. Quem gosta de captar tendências ou pontos filosóficos nas declarações de pessoas que influenciaram a escolha, a declaração, curta, têm palavras suficientes (tradução livre):

Mickhail Gromov  sempre procura novas questões e constantemente pensa em novas ideias para solução de problemas antigos. He produziu um trabalho profundo e original ao longo de sua carreira e continua muito criativo. O trabalho de Gromov será uma fonte de inspiração para muitas descobertas matemáticas no futuro.

Statement in English:

“Mikhail Gromov is always in pursuit of new questions and is constantly thinking of new ideas for solutions to old problems. He has produced deep and original work throughout his career and remains remarkably creative. The work of Gromov will continue to be a source of inspiration for many future mathematical discoveries”.

Mikhail Gromov, 65 anos, recebe Prêmio Abel de 2009. Photo: Gérard Uferas

2 opiniões sobre “Prêmio Abel de Matemática 2009 para Gromov”

  1. Gostaria de saber o que os físicos e matemáticos pensam das descobertas que fiz estudando as simetrias do alfabeto
    hebraico (em meu site: http://www.waldomotta.cjb.net, no topico Poesias)? O que descobri tem a ver com teoria dos grupos.
    Sinto-me incapaz de dialogar sobre o assunto, pois sempre fui o pior aluno em Física e Matemática. As minhas descobertas forma baseadas em minhas intuições.

    1. Oi Waldo,

      Eu entendo um pouco de teoria de grupos, física e matemática, mas não entendo o que é

      Transdição poética em hebraico-português-matemática
      Tradução paraclética de poemas secretos,
      codificados no alfabeto hebraico,
      e decifrados através da
      leitura combinatória, anagramática
      dos números e letras correspondentes.

Os comentários estão desativados.