Cometa Lulin C/2007 N3, verde, no carnaval de 2009

O cometa Lulin C/2007 N3 está chegando para ver o nosso carnaval. Ele vem de longe e provavelmente nunca mais voltará pelas vizinhanças internas do Sol. Infelizmente não vai ser fácil de vê-lo a olho nu, mas pode ser visto com um binóculo ou telescópio amador. Melhor ainda, uma câmara fotográfica com máximo de abertura e longa duração, pode ser capaz de detectá-lo, como fez o prof. Dulcidio Braz Jr, do Física na Veia!

Para encontrá-lo veja a ilustração abaixo para a Terça-feira de carnaval às 23h (horário de Brasília) como seria visto de Campinas. Aqui usei o programa livre Stellarium com a adição dos dados do cometa. Read here to learn how.

O cometa Lulin vai estar aproximadamente na mesma direção que Saturno. Na ilustração abaixo, o cometa está no centro das marcações vermelhas e Saturno está logo abaixo dele. As estrelas Spica e Regulus são umas das mais brilhantes no céu e o cometa está em uma direção intermediária. Os dados exatos estão após a ilustração.

Cometa Lulin no carnaval de 2008
Cometa Lulin no carnaval de 2008
  • Magnitude 3.38
  • Grandeza absoluta 34.32
  • RA/DE (J2000) 11h25m34.0s/+3051´
  • Ascenção/Declinação 11h26m2s/+3048´32″
  • Hora angular/ Declinação 21h42m26s/+3048´32″
  • Az/Alt: +55053´25″ /+4706´09″
  • Diâmetro aparente 00 0´00.7″

Para comparar, Saturno terá magnitude 0.93 (quanto menor a magnitude maior, numa escala logaritmica  o brilho aparente). As magnitudes são estimativas por enquanto!

O cometa Lulin foi descoberto há pouco mais de um ano em uma pesquisa por pequenos astros do sistema solar. Sua órbita foi calculada a partir de várias observações e concluiu-se que é uma órbita parabólica. Isto significa que o cometa não está preso ao campo gravitacional do Sol e provavelmente nunca mais vai voltar por aqui.

Mais interessante ainda, é que ele chega ao seu perihélio (ponto mais próximo do Sol) na contramão. Isto indica que provavelmente este viajante veio de outro sistema.

A última curiosidade que vem ganhando manchetes é a sua cor esverdeada. Os astrônomos atribuem a cor ao cianógeno CN, um gás encontrado em vários cometas, e ao carbono diatômico C2 . Ambas substância são verdes quando iluminadas pelo Sol no espaço interplanetário.

Mesmo que não consigam ver o Cometa Lulin, vale a pena procurá-lo, entre Virgem e Leão nas noites de carnaval de 2008.

Read more at Green Comet Approaches Earth, Comet Lulin is On the Way! or Catch Comet Lulin at Its Best!

As melhores fotos são e provavelmente serão do  cometógrafo G A R Y   W.   K R O N K.

8 opiniões sobre “Cometa Lulin C/2007 N3, verde, no carnaval de 2009”

  1. Prezado Samuel

    Para as minhas simulações uso o Starry Night. Mas, como é pago e mais sofisticado, sempre indico pros meus leitores o Stellarium que é muito bom, gratuito, e simples de aprender.
    Nunca usei scripts no Stellarium. Uso-o tão pouco que nem sabia deste recurso.
    Abraço. E boas observações do Lulin por aí!

    Grato. Eu gosto do Stellarium por ser aberto. Ontem eu vi cometa o cometa com binócolos, mas não com uma luneta pois não consegui enquadrá-lo. Estou com dor no pescoço, mas valeu!

    1. Tá passando, tá passando … A noite de segunda deve ter sido uma das melhores para ver, se não fossem as nuvens. Mas na noite de terça-feira ainda é vai dar pra ver. A olho nu não distinguimos a cauda. Com binóculo, dá para perceber um pouco. O legal é olhar o céu e saber que há movimentos para serem apreciados.

Os comentários estão desativados.