Vênus, Júpiter e a Lua após o por-de-Sol em 01/Dez/2008

Nesta segunda-feira, 01/Dez/2008, aproximadamente uma hora após o por-de-sol aprecie o belo trio no horizonte onde o Sol se pôs. Se não tiver nuvens, poderemos ver Júpiter, Vênus a um filete de Lua.
Da região de Campinas será visto, em torno das 21h30m (horário de verão de Brasília) como mostra a ilustração abaixo (Vênus é o mais brilhante):

Lua, Vênus e Júpiter
Lua, Vênus e Júpiter

Se tiver céu claro e um binóculo ou telescópio, pode ser muito interessante ver estes três astros tão juntos no céu.

Aproveite.

UPDATE: O céu estava claro aqui em Campinas. Tirei algumas fotos com uma câmara comum. Veja abaixo:

Júpiter, Vênus e a LuaNote a pequena distorção. Na próxima, uma montagem por acaso:

Lua, Júpiter e Vênus com o rastro
Lua, Júpiter e Vênus com o rastro

Mas temos uma bela foto de Ian Musgrave da Austrália

Lua em 01/Dez/2008
Lua em 01/Dez/2008

Note que a foto nos telescópios usualmente são de cabeça para baixo.

35 opiniões sobre “Vênus, Júpiter e a Lua após o por-de-Sol em 01/Dez/2008”

  1. Hoje ao anoitecer esta imagem me chamou a atenção no céu. Eu não sabia do fenômeno, mas mesmo assim liguei para algumas pessoas tal era a sua beleza.
    O céu em São Paulo estava incrivelmente limpo!!!
    Para minha surpresa, ao assistir o jornal da Globo, fiquei sabendo do fenômeno que testemunhei e acabei ainda mais contente ao saber que este fenômeno só se repetirá em 2052!!!!!!
    QUE SORTE EU TIVE!!!! Acho que eu tbm vou jogar na loteria!!!!! hahahahaha

  2. Comigo aconteceu exatamente o mesmo que com o Carlos!!! Só fiquei sabendo do fenômeno ao assistir ao Jornal da Globo!!!
    Ao sair da faculdade e olhar para a Igreja da Candelária (que fica logo em frente), deparei-me com aquela imagem espetacular!!! O céu ontem era de uma beleza singular, incrivelmente limpo.. e LINDO!!!
    E agora pra presenciar tal fenômeno novamente, só em 2052!!! Sorte minha e daqueles que tiveram a sorte de ver estes três astros juntos!!!

  3. O céu em Curitiba estava bem limpo e a noite muito agradável. Olhei pra lua e reparei que tinha dois pontos muito brilhantes perto dela e comentei com meus amigos que parecia uma carinha triste hehehe. Eu também não sabia do fenômeno. Foi lindo de ver, pena que eu não tinha máquina fotográfica na hora.

  4. Eu vi… muito lindo. O céu no Rio de janeiro também estava claro, fora a brisa e a temperatura agradável, perfect!rs Uma visão espetacular, pena que poucos dão valor a estes acontecimentos, nem sequer olham para o céu… belíssimo e infinito.
    Adorei!!
    Bjs!!

  5. pra mim aquilo era duas estrelas,mas depois que eu vi no jornal que era dois planetas. Mas não sei se acredito nisto porque achei muito lindo. Em 2052 espero ver o fenomeno de novo.

  6. Eu vi ontem era umas nove horas da noite eu tava la fora sentada com a minha mãe e o meu subrinho eu vi e falei nossa que lindo e mostrei para a minha mãe ela fico boba eu pensei que era a lua e duas estrelas ai quando era meia noite eu vi no jornal da globo falando que era a lua e dois planetas e que so vai acontecer de novo em 2053 espero estar viva para ver de novo!!! beijosss BY:CAROLZINHA

  7. MINHA FILHA PEDIU PARA QUE FOSSEMOS AO JORNALEIRO,EU NAO QUERIA IR POIS JA ERA 21:00 , MAS COM TANTA INSISTENCIA FUI……
    NA HORA EM QUE ESTAVAMOS ATRAVESSANDO A RUA ,ELA COMENTA ,QUE A LUA ESTA LINDA COM AS ESTRELAS EM VOLTA DELA….E QUE O CEU PARECIA ESTAR COM UMA CARINHA TRISTE……FICAMOS REPARANDO E DEPOIS FICAMOS SABENDO DO FENOMENO ……………..AMAMOS TER VISTO…VALEU FILHINHA PELAS FIGURINHAS

  8. Estava bricando,ate q teve uma ideia de sair um pouco.

    Estava abrindo o portao e vi duas estrela com uma lua entre elas e pensei “nossa q lua linda ,parece mais um ROSTO triste,sera q o dia esta triste hoje????” Pergunte para mim .

    Ai ouvi no jornal que era dois planetas ,venus e jupter,e perguntei para a minha mae se todo o mundo estava vendo ela dis q sim e eu falei , ate o japao esta vendo ?????

    Ela falou que isto ela nao sabia me responder.

    Mas fiquei BOBA por ver isto.

    XAUU!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Gente,

    Eu saí de moto com minha mãe e ela me mostrou como o céu estava lindo, e estranhou a formação das estrelas próximas à lua, comentando que devia ser algum fênomeno raro. Eram 20h30, moramos em Tocantins. Mais tarde, ela me acordou pra eu ver o noticiário do Jornal da Globo falando sobre o evento. Foi demais!!! Penso que coisas tão lindas deviam ser mais divulgadas antes,pra mais pessoas verem. Bjus

  10. Estranhas formas de se ver o mesmo fenômeno… Qdo vi o alinhamento, adorei ser uma das privilegiadas,considerando que não estarei mais aqui qdo ele se repetir, mas ao contrário dos depoimentos anteriores, vi um enorme sorriso estampado na carinha da lua, e mostrei pra minha filha Carol que postou comentário antes de mim… Fantásticos esses eventos… Beijos a todos

  11. Estava saindo p o trabalho as 5:45 da tarde qdo vi a lua. Estava linda! Por um momento achei q eram luzes de aviao o q e mto comum nesse ceu aqui de New York. Tentei parar o carro p tirar uma foto, mas a rua era perigosa. Pensei q qdo chegasse no estacionamento do meu trabalho poderia tirar a tal foto, mas la estava um pouco nublado. Hoje vi no CNN sobre o fenomeno. Me senti uma felizarda!!

  12. Hoje me senti uma felizarda. Eu e meu namorado saímos de uma sessão de cinema por volta de 9:30h aqui no centro do Rio e fizemos o mesmo trajeto que faço diariamente após o trabalho em direção à Copacabana, pelo Aterro do Flamengo. Eu observei duas “estrelas” enormes junto a um filete de lua e disse a ele ‘nosssa, que maravilha, nunca vi isto antes’. O Cristo Redentor também estava visível um pouco abaixo, iluminado, fazendo parte do belíssimo especutálo. Que benção ter tido esta oportunidade!

  13. Esclarecendo, vi o fenômeno às 9:30h “da noite” na segunda-feira e hoje dia 3 é que fiquei sabendo que era totalmente especial e se repetirá somente em 2052!

  14. Ola, belissimas fotos.
    Tb consegui fotografar da janela do meu quarto, em Curitiba.
    Fui fechar a janela, qdo me deparei com o belissimo quadro.
    Sempre gostei de observar o ceu, principalmente a lua e as estrelas.
    Fiquei maravilhada
    Abraços!
    Rita

  15. Quando estava chegando em casa olhei pra sacada como de costume pra ver os meus dois cães, quando olhei pro alto vi o céu incrivelmente limpo com apenas 2 estrelas e a Lua brilhando. Fiquei pasma. Admirei aquilo como se soubesse que talvez nunca mais veria algo parecido.
    Fiquei mais impressionada, por que aqui em Florianopolis com a epoca de chuva era praticamente impossivel ver o ceu tão limpo como daquela noite.
    Foi lindo! Que pena que não pude tirar uma foto!
    Beijos!

  16. Olá Prof, boa noite.
    Gostaria de aproveitar a oportunidade e elogiar seu blog, muito rico de cultura, essas coisas me atraem, rs. E de, na mesma oportunidade, também solicitar alguma entrada que falasse e desse alguma orientação sobre o fenômeno da Aurora Boreal. Se conseguisse imagens seria perfeito.
    Um beijo e agradeço à atenção. Não sendo possível, agradeço da mesma forma pela atenção. bjs!!!🙂

  17. Olá!
    Coloquei esse seu link – da conjunção – no meu site. Se me manda um e-mail posso te mandar um arquivo, sobre este fim de tempos.
    Meu livro tem muita novidade para a ciência! Incluindo esclarecimentos para os mistérios até então inexplicáveis para a astronomia!

    Sjorge

  18. fico horas, sempre que posso, olhando as maravilhas de nosso espasso. que pena que não tenho aparelho algun que possa muitas veses resistrar coisas que sempre vejo em noites bonitas.mais quem sabe um dia eu possa mostras as maravilhas de nossos fenominos muitas veses escondidos que ninguem pode ver e nem mostrar por nao ter visto.ficarei honrrado se poder me mandar imagens do espasso ssempre que tiverem.acompanho eese alinhamento de venus,a lua a terra e jupter a anos. e sempre achei a coisa mais linda que se podia ver no espasso.

Os comentários estão desativados.