Descobrindo o Universo com o Telescópio há 400 anos

Luneta ou Telescópio de Galileu
Luneta ou Telescópio de Galileu

Comemoramos quatro séculos de um instrumento: O telescópio.

Hans Lippershey, um fabricante de lentes dos países baixos (hoje Holanda) entrou com pedido de patente em 1608 do primeiro instrumento para a observação de objetos à distância. Tinha fins militares, mas não foi aceita pois havia mais gente que dizia saber fazer o instrumento ainda antes. Controvérsias à parte, em 1609 Galileu Galilei, apresentou várias versões do aparelho feitas por ele mesmo a partir de experimentações e polimento de vidro. O telescópio de Galileu também é conhecido por luneta.

Galileu logo apontou o telescópio para o céu. Foi o início de uma descoberta sem limites. Quando vemos imagens modernas de astronomia, talvez não percebamos as dificuldades inerentes à observação.

Tive o privilégio de visitar o Instituto e Museu de História da Ciência (IMSS) em Florença e apreciar uma exposição especial aos 400 anos de astronomia de Galieu. Veja o tema Telescópio no IMSS. No link, além das fotos, há vídeos documentários com os respectivos textos do(a) locutor(a) em inglês bem pausado.

Telescópio em exposição em Florença
Telescópio em exposição em Florença

Por conta desta data redonda, 400 anos, a UNESCO declarou 2009 como o Ano Internacional da Astronomia.

2009. Ano Internacional da Astronomia
2009. Ano Internacional da Astronomia

Obviamente os telescópios evoluiram muito nestes quatro séculos. Hoje vemos imagens nítidas que ficamos sem fôlego e sequer lembramos as distâncias envolvidas.

Foto de uma nébula
O restante de uma supernova na Grande Nuvem de Magalhães. P. Michaud, S. Fisher and R. Carrasco from Gemini and T. Rector from the Univ. of Alaska at Anchorage/Gemini Observatory

Fiquei sabendo que Torricelli tinha uma incrível técnica para fazer lentes e telescópios. Não por acaso foi indicado para suceder Galileu em Florença. O problema era que Torricelli não revelava pra ninguém seus segredos e morreu jovem. Levaram anos para chegar à perfeição que ele atingia. Houve até um concurso mundial para ver qual telescópio era melhor. Uma pena!

Hoje, quero crer, todos querem mostrar o que sabem e o que observam. Todos ganhamos com isto.

Aproveite as noites e descubra o Universo.

2 opiniões sobre “Descobrindo o Universo com o Telescópio há 400 anos”

Os comentários estão desativados.