Impressões: Basílica de São Pedro

Samuel na Basilica de São Pedro
Samuel na Basílica de São Pedro

Chegamos cedo. Bem antes dos outros turistas. O problema sempre são os outros.
A Basílica de São Pedro no Vaticano ainda é uma das maiores igrejas do mundo. Mas não é o tamanho que causa o maior impacto. Para mim, é a quantidade de detalhes em cada centímetro quadrado. Obras de artistas em mármore, bronze, cobre etc, pinturas, relíquias, altares. São séculos acumulados de arte, história, arquitetura e até religião.

A igreja sempre vai acomodando as suas mais variadas tendências ao longo dos tempos. Adicionar ou multiplicar sim! Subtrair ou dividir, não, a menos que seja forçada a tal. Todo santo consegue seu espaço. Papas estão enterrados ali, inclusive São Pedro, dizem!

As colunas de mármore rosa (carrara eu acho) me causam espanto. Um mármore tem uma densidade média de 2700 kg/m3. Aquelas colunas devem ter um metro de diâmetro e 20 metros de altura (estimativas). Um cilindro nestas dimensões tem o volume 5 π m3 e pesaria mais de 42 toneladas!

Não tenho muitas fotos. A minha máquina só registra algumas memórias, mas veja a belíssima visita virtual da VirtualSweden ou as fotos do Ricadro Frantz.

Uma visita detalhada exige tempo e bom preparo de pernas para ficar em pé. Mas vale o esforço. E por enquanto a entrada é gratuita.

Uma opinião sobre “Impressões: Basílica de São Pedro”

  1. achei bastante interessante este comentario,falando sobre a mesma.
    E se DEUS quiser um dia eu ei de ir la.
    PARABENS SAMUEL POR CONSEGUIR VISITAR ESTE TEMPLO
    MAGNIFICOOOOOOOOOOOOO…

Os comentários estão desativados.