Olimpíadas e Desafios na Escola

Quem não viu, pode ver e se emocionar. Quem viu, pode rever e se emocionar.

Ricardo Oliveira da Silva mora em Várzea Alegre, no Ceará. Ele é paraplégico, mas superou muitas dificuldades e conseguiu ser bicampeão na Olimpíada Nacional de Matemática. Vejam a matéria do Fantástico:

Sabemos que o sucesso em qualquer empreendimento difícil envolve, em média:

  • 70% de transpiração
  • 29% de apoio e formação
  • 1% de inspiração

As iniciativas do tipo Olimpíadas são estimulantes para o ambiente escolar.

Na mesma direção, temos o projeto do Grande Desafio:

O Grande Desafio é uma atividade da Oficina Desafio, formulada por uma equipe de cientistas e educadores da Unicamp através do Museu Exploratório de Ciências. Nosso objetivo é incentivar os participantes a colocarem em prática, de maneira lúdica, conhecimentos apreendidos na escola e no cotidiano, visando o crescimento pessoal e intelectual dos mesmos.

Os jovens desafiados devem trabalhar em equipes, por um período de meses, projetando, construindo e operando um equipamento que possa realizar o desfio proposto.

As soluções são abertas, portanto, as equipes podem, e devem, criar à vontade. Cada equipe deverá ter entre dois e seis participantes que podem ser estudantes de qualquer série, escola ou cidade do país.

Os vencedores do último Grande Desafio deram nome a um asteróide, agora chamado Ourinhos. Vejam matéria no portal da prefeitura da cidade.

vencedores do grande desafio 2007

O nosso sistema de ensino não é bom em média, mas há vários exemplos de superação e vitória tanto entre alunos quanto professores.

Uma opinião sobre “Olimpíadas e Desafios na Escola”

  1. Opa Prof. Samuel!

    Primeiro um off-topic: Belo visual novo do blogue🙂 Rss nos tira um pouco esta experiência!

    Mudei o visual por um acidente de arquivo. Aí achei este que tinha muitas opções, e adaptei. Mas há várias ferramentas do seu blog que invejo. Um dia chego lá.

    Não tinha visto esta matéria… detesto fantástico, por isso foi oportuno colocar o vídeo…

    A Globo está sensível à blogosfera ao disponibilizar matérias interessantes. E felizmente alguém indicou-me o link

    Eu fiquei interessado em agitar a garotada do Colégio Pedro II para participar da Oficina Desafio… mas acho que seria complicado levá-los a Unicamp (Ainda que fosse algo fantástico para eles!)

    É um pouco complicado, mas de repente tem um grupo interessado. Mas note que a viagem do Rio a Campinas não é muito mais demorada do que de Ourinhos à UNICAMP.

    Vou reverberar o projeto!

    []’s

    Que bom. Samuel

Os comentários estão desativados.