Apocalipse em 2012 ?

Uma grande mistura de bobagens. Mas tudo é cultura.

Está escrito na Bíblia cristã sobre o julgamento final, em Apocalipse 20:12 (Veja os números! O ano está em código. Ahahaha): Vi também os mortos, tanto os importantes como os humildes, que estavam de pé diante do trono. Foram abertos livros, e também foi aberto outro livro, o Livro da Vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que cada um havia feito, conforme estava escrito nos livros.

Um dos calendários Mayas apresentava um grande ciclo que termina em torno do sábado 22 de Dezembro de 2012.

Maya Calendar

Ciclo Composto de Dias Anos
(aprox.)
kin 1
uinal 20 kin 20
tun 18 uinal 360 0.986
katun 20 tun 7200 19.7
baktun 20 katun 144,000 394.3
pictun 20 baktun 2,880,000 7,885
calabtun 20 piktun 57,600,000 157,704
kinchiltun 20 calabtun 1,152,000,000 3,154,071
alautun 20 kinchiltun 23,040,000,000 63,081,429

Leia em voz alta os nomes acima.

As datas seriam escritas na seguinte forma:

baktun . katun . tun . uinal . kin

Cada uinal tem um símbolo característico na figura acima. Os dedos dos pés e das mãos eram a base para suas contagens de forma a ter um sistema numérico de base 20 e não o nosso tradicional digital de base 10.

O calendário Maya começou em 0.0.0.0 que segundo historiadores, era em torno de 11 de Agosto de 3114 A.C.

Hoje, 01/03/2008 seria escrito pelos Mayas como 12.9.15.2.4 e a minha filha Joyce nasceu no dia 12.18.11.15.8 (faça sua conversão no fourmilab).

Quando chegar a 13.0.0.0.0 BUM!

É bom lembrar que os Mayas erraram meio milênio atrás pois não previram a invasão espanhola!

Mas Hollywood não pode deixar de faturar com as supertições. Show business: no business, no show. Já tem script e diretor para o filme 2012. [UPDATE] O filme foi um sucesso de bilheteria e exageros. Veja o meu comentário sobre ele.

A NASA divulgou alguns dados que foram interpretados da seguinte maneira: A calota polar norte vai se derreter completamente até o verão de 2012. Veja matéria do Jornal Nacional do dia 12/12/2007. Não achei o press release da NASA propriamente dita. Este é um dos possíveis cenários do aquecimento global ao ritmo atual.

E obviamente Nostradamus previu a colisão de um cometa com a Terra em 2012.

Uma salada perfeita para provocar medo em alguns e espanto em outros.

Read more at Bad Astronomy, at Gia’s blog. Agradeço à Joyce pela sugestão.

As histórias envolvendo os calendários são ricas de cultura, astronomia, história, religião e muitas festas e feriados.

E aprenda tudo sobre os calendários neste site educativo do prof. Fernando Paixão.

118 opiniões sobre “Apocalipse em 2012 ?”

        1. È isso aí, eles querem vos encher de medo para conseguirem o que eles querem, sabemos muito bem que vivemos nos últimos dias, mas não será em 2012… Estejam descansados.

  1. FINALMENTE CHEGOU O FIM MESMO QUE AS PESSOAS TENTEM IGNORAR E AS VEZES TIRAR UM SARO DOS EVANGELICOS CHAMANDO DE FANATICOS, AS PROFECIAS DO APOCALIPSE JA ESTÃO SE CUMPRINDO VEJA O QUE ACONTECEU EM SANTA CATARINA E VEM MAIS DESASTRE POR AI. POR ISSO MEUS AMIGOS SE CONVERTAM A DEUS EM QUANTO E TEMPO E ELE SE PODE ACHAR PORQUE DEPOIS VAI SER TARDE DEMAIS PARA QUEM FICAR AQUI DEPOIS DO ARREBATAMENTO SE VOCE NÃO ACREDITA DEPOIS NÃO DIGA QUE NÃO O AVISAMOS ACEITE JESUS HOJE MESMO COMO SEU UNICO E SUFICIENTE SALVADOR E DAI SIM VOCE NÃO VERA A COLISÃO DO NIBURU POIS VAI ESTAR NO CEU COM JESUS. VOCE CrÊ.? EU CREIO. E VOU SUBIR COM ELE AMEM.

    1. LOOOL se cres que ai subir com jesus ao alem tas bem lixado digo-te ja!😄

      explica-me uma coisa …onde estava deus na segunda guerra mundial? onde ta ele quando pessoas de grande coraçao que sempre em toda a vida ajudaram os mais pobres e depois morrem com doenças dolorosas?
      ha muitas coisas que nao compreendo como e que ainda existem cristaos…muitos dizem: tudo isso foi o homen que criou nao deus…okok tudo bem, entao pake que deus devia de existir ? pa mandar cenario? acho que sim

      isso do apocalipse e uma mentira…ok, pode haver meteoritos e coisas assim mas tudo natural…nao metam deus e parvoisses dessas no meus disto tudo

    2. vc acredita mesmo que sera salva so pelo fato da religiao,

      olha deus nao elegeu religiao nenhuma que seja melhor,

      religiao e coisa do homem

      crer em jesus nao vai fazer com que a pessoa seja melhor e nem vai lhe garantir um lugar no ceu, alias quem garante que exite ceu???

      so deus, so deus para saber o que existe ou nao existe

  2. Cada bobagem que os evangélicos falam que às vezes tenho ataque de risos, mas fazer o que, quando a religião lava a mente destes pobres quinto simius não existe verdade que dé jeito, infelizmente para todos esses evangélicos e agregados desse tipo de crença besta, o mundo vai acabar sim, mas não será por escrituras plagiadas da india antiga que foram colocadas na tal biblia com a tal ignorância sagrada, agora essa de colisão de niburu, hahaha, hahaha, isso é muito hilário, cara isso é muita ignorância junta, e pior acho que foi o tal messias de papel criado para manipular a mente dos fracos crentes que mandou o tal niribu, não tinha um nome melhor para o tal niribu, pois niribu rima com c.., quanta besteira, o brasil precisa urgente de estudo e qualificação de nosso ensino em nossas pobres escolas públicas, para que um semianalfabeto venham em um site como esses escrever tanta besteira religiosa da pior espécie.

    1. Em Nome da SANTA IGREJA CRISTÃ APOSTÓLICA, Amém.
      Caros irmãos e irmãs. Venho, por meio deste comentário, explicar e deixar por avisto o meu profundo sentimento, não de revolta, mas de risos ao ler o comentário de nosso querido “sonhador”, um inconsciente, que não tem se quer um pingo de inteligência ao blasfemar deste tipo de seu Único Deus. Ahh, sem falar que gente deste tipo somente atrapalha a nossa vivência aqui neste mundo. As artimanhas usadas por Satanás são muitas, e eis aí uma delas. Arrependei-vos meus caros, arrependei-vos enquanto ainda é tempo.
      Já não basta os diversos acontecimentos de guerras que se cumprem no livro do apocalipse, o amor se esfria a ponto de filhos e pais se matarem uns aos outros, os desastres naturais que acontecem invarialvemente no dia-a-dia, o cumprimento de algumas profecias sobre a Babilônia e a famosa prostituta, o anti-cristo, e muitas outras coisas.
      Irmãos na fé, que não nos deixemos levar por um analfabeto por completo como este que não sabe nem se expressar e nem digitalizar a língua Portuguesa corretamente. Que ao invés de darmos atenção a isto, possamos cuidar de nossa fé aqui neste mundo, não deixando-a a tal ponto de sofrer algum tipo de lavagem cerebral ou sentimental.
      Digo por inteiro e reafirmo o quão estes fanáticos desviam a fé de nossos irmãos a ponto de se comnparar o sagrado ao humano. Se os maias soubessem o término do mundo, não precisariamos de uma Bíblia, não acham? Deus não se ocuparia com isso. Que possamos seguir firmes na fé e nos guiar somente pela Sagrada e Santa Palavra de Deus.
      Uma só Batismo, uma Só Palavra, uma só Fé.

      Teologando Charles.

      1. huahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahua. Cade jesus, huahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahua.

    2. Deus foi é e sempre será o ponto principal do universo. se pudessemos ver com os olhos da fé,veriamos legiões de demônios querendo nos devorar, mas anjos do senhor estão os combatendo até o tempo do cumprimento das leis de Deus. sábios tolos colêgas entendam que vocês, não são manipulados por Deus, ele nos deu o livre arbítrio porem, não podemos culparmos quem nos criou porque tudo está escrito mesmo antes do mundo ser mundo que o homem escolheria o seu fim. Mas se conhecermos a verdade a verdade nos libertará e aquele que crer for batizsado será salvo por tando nimguém vai ao pai se não por Cristo Jesus mas o diabo é sujo e é opai da mentira por tando reflintão com a alma o mundo não irá acabar Obs os cientistas de alto escalão tem a interpretação correta sobre a volta de cristo no entanto não repassam a popula ção temendo perderem seus créditos de estudos humanolgicos. mas o diabo também está na ciência.

      1. kkkkkkkkkkkkkkkk, hua huahuahuahuahuahuahua, parece o filme “legião”, cara isso é muito hilário. Sempre será o diabo contra o deus, pois o deus vem com ignorância e quando temos a verdade o crente enfia um diabo lá para não aprender.

  3. bom…no meu caso..o q eu procurei pra saber a verdade foi uma uma coisa q ñ é facil acreditar mas se querem saber mais sobre o fim dos dias ou tambem o apocalipse…é simples…só procurar no google “2012” ou entrar no site http://www.porque2012.com/…aí vc vai saber a verdade!!!!
    ta aí o recado…

    1. Ignorância, as vezes eu tenho pena de mim também , de ter ler tanta besteira junta, prefiro viver na ignorância da verdade, do que na sabedoria da mentira como voces vivem. e quem tem pena sai depenado sempre.

    2. Eu que sou ignorante??? que estranho esse ponto de vista de alguem que acredita em barbudo do ceu e que acha que quando morrer vai para um tipo de paraiso por toda a eternidade, ignorância…..????? cara to de queixo caido.

  4. Hahaha, que viagem!

    Em 2012, já que o mundo vai acabar, vocês não vão mais precisar de dinheiro, então transfiram tudo pra minha conta.

    UHAUAHUAHUAHUHAUHAUHAUAUHAUHUAHUAHU
    AUHAUHUAH
    AAUHAUHAUHAUHAU!!!

  5. Falando sério, acho isso uma brincadeira de mal gosto, tem gente fraca das idéias, que pra não ver o fim do mundo vai se matar antes. Isso já aconteceu em 2000 e agora tão fazendo essa palhaçada denovo. Parecem que essa gente quer estimular um suicídio em massa, que gente doida! Isso é desprezível.

  6. Em 1993 eu visitei as pirâmides Maias e um guia local me falou sobre o calendário que acabava sem explicação em 21 de dezembro de 2012. Meses depois eu criei uma estória fantasiosa misturando calendários Maia, Azteca, Hindu com pirâmides do Egito, Platão, Cidade de Atlanta, Nostredamus, Bíblia, campos magnéticos da Terra e um monte de outras coisas. Tudo foi criado por mim numa grande brincadeira. E passei a contar para as pessoas como se fosse uma verdade baseada em muitos estudos. Infelizmente isto mexeu com a cabeça de muita gente e a estória foi se alastrando e ganhando novos contornos. Por ser uma estória bem montanda com muitas expliações e o tema atrai a atenção de todos. Hoje existem até sites dedicados a esta fantasia. Quem tiver interesse em saber como isso tudo foi criado, me responda, pois eu tenho a “teoria” completa. É muito interessante, mas é tudo fruto de minha imaginação. Estes sites não sabem nem a metade dela, pois a grande verdade eu ainda não contei para ninguém. Só para adiantar…eu misturo levitação com telepatia, camâras de pirâmides e memória 100%, infiltradas em nosso DNA. (É uma viagem)…

    1. Oi Max,

      Acho interessante fazer ficção, romance ou como você escreve, estórias. O que não entendo é porque tanta gente leva as “previsões” destas fantasias a sério. Libera as suas fantasias.

  7. so pergunto 1 coisa
    porque tudo e todos dizem 1 catastrofe diferente
    e nao a mesma
    nostradamos apenas previu a 1 guerra mundial e a 2
    guerra mundial
    tal como as crianças indigo dizem que o mundo vai ter graves problemas com a agua este ano ( 2009) e 2013…
    portanto que nos pode dizer isto
    e verdade ou mentira
    na biblia se nao me engano vem 1 versiculo a dizer
    que havera muitos falso profetas , falsas profecias e que o mundo …
    portanto sei sera verdade ou nao mas so acho que e 1 piada d emau gosto fazerem 1 filme relacionado com isso
    porque isso vai gerar 1 grave consitimento na mentalidade das pessoas
    porque elas vao achar verdade e ai perderao a vontade de viver ou seja ( suicidio em massa) …
    so quero que me explikem 1 coisa pork tudo isto..

  8. certa vez perguntaram à albert einstein como seria as armas em uma eventual 3º guerra mundial, ele respondeu:
    _ nao sei, so sei que na 4º serao usados paus e pedras…

    interessante né, entendeu a logica! do jeito que ta a tecnologia as armas de fogo etc.. se ocorrer mas uma guerra mundial nós todos iriamos voltar aos tempos da caverna..

    onde eu quis chegar com isso? nos mesmo estamos nos matando.. acho qe a terra vai ser destruida sim mas nao exatamente nessa data..

    vai acabar o mundo quando voce menos esperar..

    uma sugestao: nao desista de seus sonhos ou de ter filhos coisa assim..

    O MUNDO SO ACABA PRA QUEM MORRE

    “olho por olho dente por dente”
    “nos estamos destruindo a terra , ela vai nos destruir”

  9. pode ate acontece isso… mas eu nao quero saber! eu vejo muitos documentarios do discovery de apocalipes que podem te matar amanha(ou em 2012) mas e dai! melhor viver o momento nao pensar o que pode acontecer amanha. pois cada um faz de sua vida o que quer. e mesmo se um meteoro ou o polo norte derreta… vc faz o que quer de sua vida. ela é sua!

  10. É provável que muitos não se deram ao trabalho de examinar os argumentos daqueles que acreditam em algo maior para muito perto. Talvez 2012. Não é para assustar. Os avisos são para tomada de consciência. Não por medo de morrer, pois o espiritualista realmente consciente não tem, sabendo que é eterno. Precisamos mudar nosso rumo como Humanidade. Nossa relação com a Terra, com os animais, com nossos irmãos… Os avisos dos profetas de todos os tempos são para nosso proveito. Mas o homem prefere não crer. Não falo de credulidade cega, fanatismo… falo de conhecimento. A ciência está nos informando das possibilidades. As profecias tambem. Estamos no limiar de uma grande mudança. É da natureza desse planeta essas mudanças. É só olhar para ruínas que não sabemos quem fez ou como fez, olhar para muitas espécies de animais extintas há muito tempo. Olhar para civilizações com avançado conhecimneto como a Egipcia e Suméria… Eles passaram. E nós tambem passaremos. Até por que se isso não acontecer por intervenção do Cosmo, como profetizado, nós com nossa burríce já estamos trabalhando para isso. E vamos parar de nos ofender! É disso que se trata. Respeito pela sabedoria e pela ignorancia alheia…

  11. cara sinseramente eu acho que deus não tem nada a ver com isso, pra min Deus é so uma criação do homen assim como muitos deuses que ja ouveram na fase da terra como Zeus que tinham historias de feitos dele e a historia de seu nascimento assim como Deus e Jesus Cristo, a biblia é um livro e que pode ser feito em um mes como qualquer outro livro, e eu espero que o mundo acabe em 2012 pois nos somos uma merda destruindo esse planeta que o homem pensa que é seu e luta comtra a natureza pelo poder do planeta mas ele nunca viu o seu poder real, nunca viu como ela é poderosa e pode acabar com todos em um piscar de olhos, so vou ficar triste por n ver a copa do mundo no brasil em 2014, mas feliz por ver aqueles politicos que n se importavam com o mundo e com os outros morrerem!!!!!é isso espero que nos moremos todos em 2012

  12. Bem, Mal, fim do mundo….alguém já se deu conta do faz para contribuir para um bem maior? Estudamos, trabalhamos, corremos, dia-a-dia, amanhece e escurece…já foi o dia…e o cara que pede grana no farol…a senhora deitada na rua….eu ajudo? e vc ajuda? ajudar para que? por quem? somos hipócritas ao acreditar que queremos algo melhor…ignorando tudo ao nosso redor….pq somos assim? um mundo que nos consome….consumo…capitalismo….um mundo que nos cobra….amor..bondade…respeito….quem respeita? onde está o falso? é fato….não fazemos nada para mudar o mundo…não vamos nos enganar….é….vc vai morrer e não vai para o céu…..a musica é sabia….somos ignorantes….e não sabemos operar o amor….uma pena….nossa maior evolução regrediu ao homem animal…..nos tornamos insensatos…frios….indiferentes…..quem nunca se fez de desentendido daquilo que o cerca….aprendamos com as crianças ainda que há tempo….se delas é o reino do céu não destruiremos o seu futuro. pois no dia em que uma criança nascer sem a alegria e o amor no coração…acreditem….esse será o fim do mundo…

  13. a biblia afirma que NEM JESUS CRISTO SABE O dia, como pode um povo extinto porque cultuava deuses que exigiam sacrificios humanos (crianças), daí a sua total extinção pode prever um final que somente DEUS sabe, e nem ao filho de Deus foi revelado, portanto mais um engano do diabo

    1. biblia????, esse livro foi escrito por semianalfabetos a mais de 3 mil anos, plagiado de outras culturas, não sei se tal livro seja levado a sério, eu não levo e não recomendo para menores de idade, pois tem muita sacanagem e traição, um exemplo que nunca irei dar para os meus filhos.

  14. acho q tem tantas pessoas q duvidam das coisas..
    dizem q ninguem sabe…nem deus…
    mas elas estao achando q sabem o q ta dizendo,elas tbm nao sabem de nada,essas q estao duvidando pode ser a primeira a ser lançada no lago de fogo e viver eternamente em chamas..pq na ultima vez q o mundo acabou as pessoas q duvidaram,foram as primeiras a sofrerem as consequencias..por isso nao duvidem do poder de deus..era pra ter acabado em 2000,mas nao acabou..e di lá pra ca so vem acontecendo coisas q jamais haviam acontecido..tipo a gripe suina..e uma epdemia uma das coisas q ia acontecer segundo a biblia..entao para essas pessoas q duvidam muito cuidado..nao desafie a lei de deus…vc pode ser o primeiro a sofrer as consequencias..e quanto ao engraçadinho la em cima q disse q deus nao existe,e q na segunda guerra mundial nao salvou ninguem,q pessoas boas morrem dolorosamente..fique sabendo que quem causou a guerra foi os proprios seres humanos..e deus nao tinha nada q salvar ninguem foi eles que casaram..e pode ser q essas pessoas ai q morrem inocentimente terao uma grande surpresa pela frente..e eu nao duvido nada q o mundo pode acabar..pois ta escrito na biblia..o dia do julgamento e ninguem deve duvidar..o que tem haver acreditar,pois tudo e possivel..essa vida q temos aqui na terra,e so um teste pra ver quem merece viver ao lado de deus eternamente no paraiso..entao pessoal para os que duvidam esperem pra ver e na hora quero ver neguinho implorar perdao..e sera tarde demais..

  15. Quanta doença mental vejo aqui, quantas pessoas com o cerebro cheio de besteirol religioso da idade média, tenho pena destas mentes perturbadas.

    1. Vc se acha, ne? deve ser traumatizado com alguma coisa na infancia. Deve ter sido sodomizado ou coisa parecida. Vc nao consegue falar nada sem ofender ninguem, esse argumentos sao tao fraquinhos!!!!

      1. Eu nunca me perdi meu amigo, minha mente é aberta e sem declives evangélicos ou religiosos, nosso mundo já é cheio de contradições e devaneios, e lhes digo, tudo nessa vida tem uma causa, mas essa causa não tem causa, esses valores religiosos ao qual você se inspira é só mais um devaneio mental de uma sociedade doente e necessitada de qualificação de suas culturas, quando se canta que “a fé é minha cultura”, não nos resta mais nada que apelar para o sobrenatura pois não se tem capacidade mental para mudar o que não pode ser mudado, não pode ser mudado não porque sejá imutável, mas pelo simples fato de não existir, não se muda o que não existe, e continuo afirmando sinto muito pelas mentes que baseiam suas vidas em tal besteirol, o mundo é um grande jardim de infância e as crianças são os crentes sodomizados pelas suas crenças, esse grande besteirol cultural chamado religião, os seus argumento também não tem muito valor não.

  16. Talvez o mundo acabe em 2012, penso que se acontecer, será por um cataclisma e ñ fim do mundo religioso. Oque provavekmente vai acabar somos nós e ñ o mundo, ele simplismente vai passar por mudanças e se modificar conforme os anos, até que aja vida novamente. Penso que é óbvio que o universo foi um ato de criação de um ser onipotente (ñ se cria nana do nada), toda ação resulta em reação e pra tudo isso existir foi preciso a ação de alguem (Deus). São diversas as visões do fim do mundo, como são diversas as formas de acreditar em Deus: cristões,judeos, indus, mitologia, ciência, etc. E cada um pensa que seu caminho é o certo e os demais errado. Isso me lembra “Alice no país das maravilhas” A menina ta num circulo que tem varias trilhas e pergunta pro gato. _Pra onde eu vou?. E o gato responde:_ pra onde vc quer ir? A menina: _ Pra qualquer lugar! O gato: Então pega qualquer caminho. Sacaram?

    Obs: Espero que o mundo ñ acabe e que deus de sabedoria para as pessoas, para poderem caminhar juntas pelo mesmo caminho, por um mundo melhor.

  17. Bom sendo mais direto , Quem acredita , comece a rezar , quem não acredita , que fique e morra , seja com meteoro , inversão de polos solares , holocausto atomico ou bala perdida. Antes de questionar Deus questione a ciencia mediocre que tem ainda muitas falhas ( sim tem muitas descobertas importantes , mas é tão teórica quanto a bíblia que voces criticam). Eu prefiro acreditar nos semi analfabetos que previrão um controle mundial muito antes do código de barras , muito antes da ”queda do dólar” e das catástrofes que só aumentam. Quanto ao fim do mundo não creio que será precisamente em 2012 , creio que será um desvio de atenção para algo maior e os que seguem a doutrina evangélica entendem o que estou falando. Portanto continuem suas vidas , além do mais 2014 a copa é aqui , o mundo espera ( ^^)

  18. Esse entre outros, desculpem a cópia, mas a fonte é fidedígna.

    Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4086887-EI238,00-Conheca+as+previsoes+catastroficas+mais+interessantes.html

    O filme “2012”, que estreia nos cinemas no próximo dia 13 de novembro, traz à tona novamente a discussão sobre o fim do mundo. Durante séculos, as pessoas se acostumaram a conviver com perspectivas catastróficas tratadas desde o calendário maia até previsões de profetas mais atuais. No entanto, estes cenários apocalípticos partilham algo em comum: eles nunca ocorrem. Por causa disso, o site científico Live Science resolveu escolher as 10 premonições mais interessantes que nunca aconteceram.

    Galinha profeta de Leeds, 1806
    A história tem inúmeros exemplos de pessoas que proclamam o retorno iminente de Jesus Cristo, mas nenhuma mensagem é mais estranha do que a da galinha de um inglês na cidade de Leeds, em 1806. O que contam é que a “galinha profeta” começou a botar ovos com a frase “Cristo está chegando”. As notícias deste milagre se espalharam e muitas pessoas se convenceram de que o juízo final estava à mão. Até que alguém descobriu que tudo não se passava de uma farsa.

    Os millerites, 23 de abril de 1843
    Um fazendeiro da Nova Inglaterra chamado William Miller, após ter feito durante vários anos um estudo muito cuidadoso de sua Bíblia, concluiu que o tempo escolhido por Deus para destruir o mundo poderia ser adivinhado a partir de uma interpretação estritamente literal da escritura.

    Ele explicou para quem quisesse ouvir que o planeta chegaria ao seu fim em algum momento entre 21 de março de 1843 e 21 de março de 1844. O fazendeiro pregou e espalhou a notícia o suficiente para que milhares de seguidores – conhecidos como Millerites – decidissem que a data efetiva seria em 23 de abril de 1843.

    Muitas pessoas venderam ou deram seus bens, admitindo que eles não seriam mais necessários, mas quando chegou o esperado 23 de abril, e Jesus Cristo não veio, o grupo finalmente se dissolveu – com alguns integrantes formando o que hoje são os adventistas do Sétimo Dia.

    Mórmon e o Armageddon, 1891
    Joseph Smith, fundador da Igreja Mórmon, convocou uma reunião de líderes de sua igreja em fevereiro de 1835 para contar que tinha falado com Deus recentemente e, que durante a conversa, tinha ouvido que Jesus Cristo retornaria nos próximos 56 anos. Nesta data, o fim do mundo seria iniciado imediatamente.

    Cometa Halley, 1910
    Em 1881, um astrônomo descobriu por meio da análise espectral que as caudas dos cometas eram compostas por um gás mortal chamado cianogênio, conhecido também como cianeto. Esta foi apenas uma notícia de interesse passageiro até que alguém alertou que a Terra poderia passar pela cauda do cometa Halley em 1910.

    Será que todos no planeta seriam atingidos por um gás tóxico mortal? A especulação foi reproduzida nas primeiras páginas do jornal americano The New York Times e outros periódicos, gerando um pânico em massa no próprio país e no exterior. No entanto, os cientistas conseguiram explicar que não havia nada a temer.

    Pat Robertson, 1982
    Em maio de 1980, um televangelista e fundador da Coalização Cristã, Pat Robertson, assustou e alarmou a população – ao contrário de Mateus 24:36 (“Ninguém sabe que dia ou hora, nem os anjos no céu”) – ao informar em seu programa de TV que ele sabia que o mundo ia acabar. “Eu garanto que até o final de 1982 o mundo terá o juízo final”, disse Robertson.

    Heaven’s Gate, 1997
    Quando o cometa Hale-Bopp surgiu em 1997, surgiram rumores de que uma nave alienígena estaria seguindo o cometa – encoberto, é claro, pela NASA e pela comunidade astronômica. Embora a alegação tenha sido refutada por astrônomos – e poderia ser refutada por qualquer pessoa com um bom telescópio – os rumores foram espalhados por um reconhecido programada de rádio.

    A partir de então, uma seita que cultuava a ufologia em San Diego, chamada Heaven’s Gate, concluiu que o mundo iria acabar em breve. O mundo realmente teve um fim, mas apenas para os 39 membros do grupo, que se suicidaram em 26 de março de 1997.

    Nostradamus, agosto de 1999
    As escritas ofuscadas e metafóricas de Michel de Nostrdame têm intrigado as pessoas por mais de 400 anos. Seus textos, cuja precisão depende muito de interpretações flexíveis, foram traduzidas e retraduzidas em dezenas de versões diferentes. Um dos mais famosos dizia: “No ano de 1999, sétimo mês, do céu virá um grande rei do terror”.

    Bug do Milênio, 1º de janeiro de 2000
    No início do século passado, muita gente ficou preocupada que os computadores poderiam causar o fim da Terra. O problema, referido pela primeira vez no início dos anos 1970, era de que muitos computadores não seriam capazes de diferenciar as datas entre 2000 e 1900.

    Ninguém estava realmente certo sobre o que aconteceria, mas muitos acreditaram que um holocausto nuclear pudesse destruir o planeta. Nada disso ocorreu e o novo milênio começou com apenas algumas falhas.

    Gelo e o fim do mundo, 5 de maio de 2000
    No caso do Bug do Milênio não vir efetivamente, uma catástrofe global foi assegurada por Richard Noone, autor do livro “5/5/2000 Ice: the Ultimate Disaster” (“5/5/2000 Gelo: A Catástrofe final”, na tradução do inglês). Segundo Noone, a massa de gelo da Antártida ficaria com 3 km de espessura em 5 de maio de 2000 – data em que os planetas seriam alinhados no céu, de algum modo, resultando no degelo global.

    Pastor da Igreja de Deus, 2008
    Segundo o pastor da Igreja de Deus, Ronald Weinland, o fim dos tempos está sobre nós – mais uma vez. Em seu livro “2008: God’s Final Witness” (“2008: O testemunho final de Deus”, na sigla em inglês), ele afirma que centenas de milhões de pessoas vão morrer e, até o final de 2006, “haverá um prazo máximo de dois anos para o restante do mundo mergulhar no pior momento de toda a história humana”. No outono de 2008, os Estados Unidos não seria mais uma potência mundial e deixaria de existir como nação independente.

    Fim do mundo na telinha do cinema
    “Presságio” –
    A história começa ainda na década de 1950, com um simples exercício de escola. As crianças devem fazer desenhos sobre como imaginam que será a vida no futuro. Estes seriam guardados em uma espécie de cápsula do tempo, para serem abertos 50 anos mais tarde, em uma comemoração do tal colégio. Ao contrário de seus colegas de classe, a jovem Lucinda Embry (Lara Robinson) preenche sua folha com números aparentemente desconexos. O fato de a menina ouvir vozes e ficar praticamente em transe enquanto anota os números já anuncia que nada de bom sairá do papel.

    Cinco décadas depois, quem encontra o trabalho de Lucinda é Caleb (Chandler Canterbury), filho de John (Nicolas Cage). Com um toque de sorte e oportuno conhecimento matemático, o astrofísico John desvenda o enigma: cada trecho de número remete à data, local e número de mortos das maiores tragédias enfrentadas pela humanidade nos últimos 50 anos (terremotos, enchentes, incêndios, ataques terroristas, guerras etc).

    Como há algumas desgraças que ainda não ocorreram, John tentará impedi-las, especialmente a última, cujos números estão incompletos. Para a tarefa, ele contará com a ajuda da filha de Lucinda, Diana Wayland (papel de Rose Byrne). Enquanto John busca respostas, Caleb e Abby (Lara Robinson), filha de Diana, começam a ouvir vozes, ter visões e ser perseguidos por homens estranhos e assustadores. Misteriosos, eles parecem ser os responsáveis por tudo o que se vê na tela.

    “Apocalypto”
    O filme não fala sobre o fim do mundo, mas conta a história da queda de uma das civilizações mais importantes da América Central pré-colombiana: os maias. O calendário maia, que aponta para o fim do mundo no dia 12 de dezembro de 2012, ainda assusta as pessoas até hoje. A civilização encerra a contagem do dia e das noites nesta data porque depois dela não haverá mais dias para contar.

    Essa e tantas outras são somente mais uma no amontoado de crendices que tantos se ventilam, é a forma de angariar fieis para esse ou para aquela, atraves do medo da premonição, ou terrorismo do deus vingativo por não crerem, isso mais parece estorinhas do velho testamento onde o deus mata mas ama.

  19. para a proficia… A historei é simples eu tendo ler livros sobre esse casa do mundo irar acabar em 2012.Diz a lenda que 21 de desembro de 2012 o mundo ira acabar o mundo.Mas tem muita gente que não sabe como o mundo ira acabar será com extraterrestre ou com o sol.Alguns falam que tera um alinamento dos planetas em diresão ao sol com iso o planeta terra ira ficar muito perto do sol e a sim a crosta terrestre ira esquentar.Mas pondem ficar calmos só da quI 5 bilhõoes de anos o sol poderar destruir a terra diz o cientista dr.xavier josé que estuda sobre esse caso.então é isso thauuu

  20. Vi nos comentarios tantas pessoas falando de Deus. a questão é vcs realmente acreditam nele ?tantas pessoas falam “ahh que os maias previram isso e aquilo” vcs nem ao menos sabem se eles realmente existiram ou se previram isso realmente “ahh mais que tem registros historicos eles acertaram todas as previsões” e dai! assim como tem resgistros historicos tem tambem muita gente querendo inventar historias babacas pra idiotas acreditarem. eu acredito em uma unica coisa no meu deus e se tiver que acontecer alguma coisa vai ser quando ninguem esperar, num vai ser nenhuma tragedia anunciada. na biblia sim diz que haverá o fim dos tempos mas por um acaso fala de alguma data??? axo que nao. Deus vai fazer o que for certo na hora que ele axar certa

    1. Ums acreditam em deus, outros em deus matando, outros em deus criando, outros em deus castigando, outro em deus destruindo o mundo???????????, o ponto da mente em acreditar em imagens divinas fazendo e acontecendo como se a consciência humana, a história evolutiva, a história do desenvolvimento da inteligência, por tudo que os nossos ancestrais passaram, não valesse nada, e como se o homem e sua história fosse nada, ignorada e blasfemada pela ignorância celestial, esse deus não existe, assim como os acontecimento que inventados são atribuidos a tal figura imaginária.

      A diferença entre quem acredita só em deus e outro que acredita em deus e em toda a palhaçada religiosa com sujas catastrofes e finais de mundo cinematográficos é o nível de ignorancia, uns são mais e outros são menos ignorantes.

  21. 2010 – O Filme

    Bom, tem o America One, tem a White House e um presidente americano afro negão. Nisso, é igual ao Independence Day, mas ter o personagem que de um cidadão comum, que, como todo americano comum, é tão genial que salva nego à beça, o mundo, a galáxia, Deus e um argentino. O sujeito só não se ferra mais porque, segundo o juízo do autor, sua vida já é um verdadeiro fracasso e está mais do que na hora do infeliz virar herói, sair bem na fita e deixar de ser um maldito fracassado, para que o público possa se identificar com ele e alimentar suas esperanças de uma vida melhor ao preço de um simples ticket. Esse último elemento da equação temos em absolutamente TODOS os filmes de ação ou ficção americanos. O filme foi mesmo feito pra quem estava no cio de assisti-lo, porque é longo demais! Uma autêntica jornada cinematográfica coberta de efeitos brilhantes e interpretações nem tanto. Faz-se muito pouco uso do argumento do calendário asteca, i-ching, coisa e tal. A terra engolindo o mundo, meteoros, nuvens tóxicas, tsunamis de um quilômetro e meio de altura, invadindo continentes inteiros, a humanidade sendo tragada como um formigueiro levado pela chuva. Estados inteiros esfarelando-se, a crosta se alimentando de almas. Uma destruição muito mais poderosa que qualquer ameaça nuclear já pensada. E o tal sujeito, americano comum de todas as sortes, um simples motorista!! Alavancando a sobrevida de sua família e mais uma centena de pessoas. O americano humanista, com frases filosofais empaudurecedoras. É quase um Ghandi. O filme é legal sim. Só senti falta mesmo de argumentos mais sólidos que explicassem melhor as circunstâncias acerca do fim do mundo em 2012. Mas quem sabe sabe, quem tem o hábito de leitura entende e quem não entender que vá à merda, porque ignorante tem mais é que se foder. E principalmente essa gente que escreve errado. Tanto jacaré passando fome e esses analfabetos escrevendo em blogs e tudo o mais. Saudades do tempo em que computador e internet era pra poucos. Inclusão digital. Isso sim, é o fim do mundo. As bestas do apocalipse estão na internet escrevendo tudo errado, ensebando a informação com um português sujo. Esses sim eu rezo todos os dias para que morram.

  22. BOM MEU SEGUNDO COMENTARIO E JÁ TENHO A RESPOSTAS EU VI O FILME E TUDO QUE ACONTECEU NO FILME ACONTECERÁ EM 2012 VEJAM ESTAMOS NUM CICLO DA VIDA ESSE CICLO SIGINIFICA QUE UM DIA O MUNDO IRAR ACABAR COM UM ALINHAMENTO DO SOL DEPOIS DE UM BILLHÕES DE ANOS ACONTECERÁ DE NOVO SE DEUS QUISER OU NÃO QUISER .UMA DICA SE A LUA ESTIVER NA CONTELAÇÃOES DE LEÃO ESTAREMOS MAIS PROXIMO DO ALINHAMENTO.NO LIVRO PERDIDO A 7 FIGURA NA ULTIMA A DUAS MULHERES E UM HOMEM COM O LIVRO DA VIDA EMBRANCO ISSO QUER DISER QUE ESSA É UMA DESISSÃO NOSSA DE MORRER OU VIVER.ISSO QUER DISER QUE É VERDADE. EU SEI O QUE VOCES PENSAM AI MAS DIZIAM QUEMEM 2000 0 MUNDO IA ACABAR.O ANO 2012 TERÁ MUITOS PROBLEMAS COM A GRISE FINANCEIRA,FALTA DE ALIMENTO,TORNADO E ETC.O CALENTARIO MAIA GIRAVA SOBRE O SOLO QUANDO PARAVA DE GIRAR BUMMMMM É O DIA DO JUISO FINAL NÃO POSSO DIZER O RESTO PORQUE OQUE EU IA DIZEE IA REVELAR UM SECREDO DA BIBLIA QUE SO ALCUNS SABE EU SEI O SECRETO EO DIA DO APOCALIPSE E OQUE EU IA FALAR JÁ DAVA PARA PERSEBER O SECREDO…

  23. Não tenho nada a ver com a crença de ninguem aqui…

    só acho que independente da religião ou modo de vida.. não deveriam sair Ofendendo as pessoas.. mesmo que achem que tem razão..

    tenho uma ideia formada sobre o que acontecerá em 2012.. e nenhum desses comentários (que eu li TODOS por sinal) irá me fazer mudar de idéia…

    E Mauro Paz.. Eu acho que você deveria se olhar no espelho.. olhar dentro de você.. e tomar um pouco mais de cuidado com as suas palavras! você fala que você não tem influencias religiosas e que isso é uma doença mental.. você é ridiculo, e suas palavras são desprezivéis. Você alem de não acreditar no Deus dessas pessoas.. ainda usa a sua mediucridade para ofendê-lo. você parece ser aquele tipo de pessoa que não tem uma opinião formada sobre nada.. aposto que só tem essa pose toda na frente de um computador, enfim, seja por Deus, ou pela ciência, cresça! e aprenda a respeitas as pessoas, pois ninguem aqui faltou com respeito com você!

    Feliz natal a Todos! =)

  24. Cara Anne, acho que a verdade doi as vezes, e vi em suas palavras que eu lhe atingi de alguma forma, vou dizer sinceramente é essa a minha intenção, atingir as pessoas de alguma forma que as faça pensar, que as faça buscar o conhecimento para debater, e nesse debate se esclarecer, se informar, e ver que a opção por ser religioso é só mais uma em tantas, quem quer acreditar em papai noel, em coelhinho da pascoa, em unicornio, em duende, que acredite, mas a pena que pagará por isso talves seja a de ser chamado de infantil, ou ignorante, ou tantos adjetivos pejoraticos que a sociedade humana criou, posso ser arrogante, mas talves porque eu saiba algo mais que você, ou porque eu não saiba talves, não ofendo ninguem, eu falo a verdade somente, a verdade que uma sociedade hipócrita esconde, uma verdade velada pela mentira e pela manipulação das mentes das crianças e dos adultos, como eu já disse, talves eu saiba algo que você não saiba, ou vocês estão me escondendo algo muito importante.

  25. Oi para todos sou novo aqui neste site, eu estava procurando comentários sobre 2012 e isso foi que eu achei um monte de pessoas como você Mauro Paz que não conheçe a verdade, não conhece o Deus que criou os Céus e a terra e que também te criou.
    Eu não acredito quem em 2012 o mundo vai acabar mais eu acredito que em 2012 vai acontecer um grande evento que vai maracar a humanidade em alggum lugar do mundo, Só Deus sabe o dia e hora do julgamento final.
    Eu não sei se você credita em Jesus, mais um coisa eu te digo ele te ama demais, você pode ser assim uma pessoa que gosta e tem prazer de atingir pessoas como você com palavras hipocritas e arrogantes, mas isto não importa eu nõ me ofendo com isto.
    Eu sei ue um di você vai se tocar pelo que você esta fazendo, tenha certeza que Jesus existe, ele morreu por mim e por você, que amor é este dar a propria vida pelos seus amigos não existe amigo nenhum como Jesus, ele é fiel, ele é Amor ele é Vida ,
    Talves você esteja precisando disto mesmo de mais amor pelos proximos. ponha isto em seu coração e lembre-se Jesus te Ama.

    Um feliz natal para todos e Que a Graça de Deus esteja com todos vocês.

  26. Caro Alysson, eu conheço muito bem quem me criou, foi meu Pai e minha Mãe,minha avô ajudou bastante também, agora eu acho que você não conhece é geografia, geologia, antropologia, fisica, quimica, biologia, não compreende como a ciencia consegue datar fosseis com carbono 12, com carbono 14, não consegue distinguir uma voz no telefone com uma de um espirito errante que habita a maquina, caro Alysson, esse nome que você usa deve ser americano, pois eu nunca vi um nome assim, bem legal.

    O único amor verdadeiro é aquele que se sente por outra pessoa independente de seu parentesco, eu amo a vida e amo as pessoas independente de suas crenças idiotas ou seus pensamentos geniais, eu compreendo a necessidade de alguns em buscar um amor nas crenças e nas religiões, pois se busca fora o que não se tem dentro. Nunca conseguirei me reduzir a um adorador de mitos, um adorador de personagens religiosos, se algum dia jesus existiu, ele nunca conseguiu ser o personagem que os crentes adoram, se algum dia jesus existiu ele já morreu, e faz tempo, não poderia em hipótese alguma amar alguem, se não teve esposa e nem filhos então muito menos, pois não sabe o que é o verdadeiro amor, nunca ter o amor de um filho é o mesmo que viver no inferno “bíblico”, agora ser morto pelo proprio pai deve ser o pior dos desamores. Lógico que isso é só uma parábola histórica, que os crentes usam para as suas vidas, mas felizmente eu estou fora, não participo desse mundo de fantasia criado para escravisar a mente humana, onde se ignora a verdade em detrimento da mentira deslavada. se você quer amar jesus, que ame, se você quer dar a vida de seu filho pelo jesus, que dê, (pobre criança, por ter um pai assim), se quer justificar seus rituais bizarros pelo suposto deus ou jesus que o faça, você é livre, agora não me venha dizer que eu tenho que ser hipócrita, que eu tenho que ser falso, que eu tenha de ser mentiroso, que eu tenha que acreditar nos fatos infantis religiosos de seu jesus, pois eu também sou livre, eu também posso não aceitar a sua infatilidade em crer em divindades e unicornios e duendes e tantas bizarrices religiosas espalhados pelo nosso pequeno planeta azul, me desculpe mas eu só uso a verdade, nunca vai me ver mentindo, dispenso toda a “graça de seu deus de papel”, EU TENHO A GRAÇA DE MEU FILHO DE MINHA ESPOSA, DE MEUS PAIS, DAS PESSOAS QUE AMO, QUE TEM UM AMOR DE VERDADE PARA ME DAR EM TROCA.

  27. eu li tudo e uma grande bobajen dos maias nao perquan seu tenpo nisso e so um filme disseran que o fin do mundo era 2000 como nao aconteceu diseran ser 2012 nao percan seu tenpo fiquei o dia todo me tremendo de medo e comecei a ler sobre isso e descobrir que e uma grande bobajen va no google e bote as mentiras de 2012 nao ten o que vcs ter medo

  28. Nao suporto a arrogancia de algumas religioes, olha galera, o mundo vai acabar o dia que deus quiser, e isto nao esta escrito em biblia e nem em lugar nenhum, porque deus pode tudo e ele termina com o mundo no dia em que ele quiser.
    o que eu nao suporto sao as religioes prevendo, alias se deus quiser ele acaba inclusive com algumas religioes, ou com todas…
    e o filme, e apenas um filme, nao tem contudo religiso, como alguns aqui estao querendo imprimir.

    Tenho pena dos que acham que porque creem serao priviliegiados….

  29. sou evangélica e sei o que vai acontecer.preste atenção:
    Cada vez mais o sol se aproxima da terra.
    E a camada de ozônio pode explodir a qualquer momento.
    Se ela explodir a terra vai ficar toda queimada, muitas pessoas vão morrer através de furacões, terremotos,tsunamis toda nossa galáxia sofrerá, até o sol.
    A vida vai mudar, toda a terra passará por dificuldades, os vulcões vão entrar em erupção e tudo isso está previsto para 2012.
    Nós fomos avisados.

    1. Faltou alguma aula de ciências, cultura zero, besteira religiosa 10, repetindo o que o caro Gustavo falou, “Quanta asneira, uhauhauhuhuauhua!!”, e bota asneira nisso.

  30. Gostaria saber da onde vem tanta besteira, só da biblia não é, deve ter outra fonte ou os caras que acreditam nesse besteirol todo devem ter uma mente muito criativa, e vazia também. Voltem para a escola crentes, o que falta para vocês é estudo, terminem o segundo grau, tentem fazer uma faculdade e abram a mente para o mundo real, e esqueçam esse besteirol religioso que não leva a nada a não ser travar o cerebro dos coitados.

  31. nao adianta acreditar em cristo ou em deus . Porque c eles existissem ele nao ia deixar milhares de pessoas crianças inocentes morrer por causa nossa q tipow de deus é esse q agente ainda acretida ele ta c mostrando pior q o diabo

  32. Olha estamos aqui de novo, nada mudou e o Mauro Paz continua soltando sua a acidez arrogante, ele escreve e humilha que tem opinião contrária a dele, Mauro, vc parece muito frustrado e acha q sabe e ja viu de tudo. Pois, mesmo que nao acredite em nada, t dou um conselho free: só se colhe, o que se planta. Pra bom entendedor …

    1. Caro Schneider, não lhe conheço, não sei quem você é, e acho que nunca li algum comentário seu, mas eu compreendo o seu ataque, pois talves tenha atingido os seus sentimentos religiosos, mas então meu caro amigo diga algo para tirar minha frustração nas doutrinas religiosas, diga algo que me revele que estou errado, diga algo que apague a verdade e que a mentira dos deuses se sobressaía. A única questão em debate aqui é a verdade, e mais nada, se você não vem com argumentos e o conhecimento da verdade, uma verdade comprovada, solidificada por evidências e provas empiricas, então você tá indo pelado para uma batalha de armadura, o que se acredita é irrelevante se não se tem provas, se não se tem evidências, se não se pode testar, se não se pode repetir, então qualquer um pode falar qualquer bobagem e todos teriamos que acreditar nas maiores sandices, a questão da verdade é aceitar pelo bom censo e pelo conhecimento de quem está ouvindo e absorvendo, não digo para que você acredite, eu digo para que você estude, para que você aprenda para que você evolua, para muitos como você quando eu digo para que “olhe em volta talves o que você acha ser verdade sem provas, possa ser uma grande mentira, pesquise, estude”, se você acha isso arrogância, então eu sou.

      “Planto estudo, colho conhecimento – planto ignorância, colho deuses”.

  33. É penoso ver um homem acha que sabe de tudo, que acha que viu tudo! pra mim vc parece aquele menino de um comercial antigo que pergunta a respeito de um inseto voador: pra que tantas pernas, se ele voa? li seus comentários e quando vc nao ta humilhando alguem, vc pergunta cade Deus nas tragédias, cade Deus na morte de inocentes, cade Deus ali e aqui. Mas, tá tudo bem, já fui assim também e achei q o homem tinha respostas pra tudo, mas me enganei quando pensei q valesse alguma coisa. Vc se acha soh por que leu alguns livros a mais d filosofia, psicologia e outras cositas más, é inteligente, né? Pode ter certeza, Vc nunca encontrará Deus mesmo, pois acha que Deus aparece para um incrédulo. Não existe essa de provar a existência, ai começa seu erro. Leia mais, quem sabe um dia, vc aprende alguma coisa de verdade!

  34. Não irei mais replicar ataques pessoas, se detenha ao tema e não a ataques pessoas, se não tem argumento então leia e aprenda, se para ti viver tem que existir um ser sobrenatural completamente fantasioso e bizarro, então que seja, para mim e para muitos não há necessidade disso, sou um Homem de bom senso e nunca iria tagarelar baseado em experiencias pessoas, eu falo por conhecimento e não achar que isso é assim ou é assado. Bom prefiro ficar em minha ignorância ateia baseado no conhecimento e nas evidências do que ser um inteligente crente em fantasias bizarras e sem nenhum propósito ou fundamento que não seja o de emburrecer as pessoas. Não fale para mim fale para todos.

    1. Francamente!!!!!tou pasma com tanta conversa vazia
      Fé não se discute, não se prova, por isso é Fé. Se aceita com o coração
      um crente não tem ke provar nada
      Como alguem dizia lá bem para trás e mt bem em relação a esse tema tão polémico ke aki tem sido debatido ” O fim do mundo” o dia e a hora ninguem o sabe, nem mesmo o Filho, Só o Pai

    2. Fé não se discute:se aceita
      Um crente não precisa de provar a existencia do Pai, o aceita tal como à sua Palavra
      Felizes daqueles que não precisaram de provar como Tomé………..

      1. Porque se aceita, porque não se discute, porque não se duvida, qual o motivo desse privilégio, se a gente não discute isso, ainda morariamos em cavernas, foi por duvidar e discutir a divindade e seus metodos que hoje temos internet, carros, poluição, naves espaciais, sabemos que não somos o centro do universo, o que você pede é impossivel, aceitar não é o bastante tem que saber o porque e o motivo, e os porques e os motivos tem que ter um proposito e tem que ser etico e consensual. Qualquer luneta de uma loja de brinquedos coloca em cheque os dogmas religiosos, qualquer livro de biologia coloca os motivos em cheque, qualquer aluno bem instruido não acredita em nada disso que a religião tenta empurrar guela abaixo das sociedade. Precisa provar sim, precisa saber sim, precisa duvidar sim. Se não fosse a duvida e a necessidade de evidências hoje não teriamos medicina, biologia, fisica, ciencia, não teriamos nossa lingua, e provavelmente viveriamos como macacos ou urangotandos. A palavra não vale nada sem um fonte fidedigna, é só conversa fiada.

        Fé se discute sim, pois vivemos ainda em um pais laico, e laicidade é a liberdade de discutir o que não se concorda, eu não concordo que fé não deva ser discutida, e até tu concorda com isso, pois senão não estaria aqui em um site tagarelando as retóricas religiosas que tu aprendeu em algum templo de lavagem cerebral.

      2. Prove com evidência que estou errado, não adianta tagarelar.

        Deus é só mais personagem na história humana, assim como zeus, thor, shiva, mitra, e outros milhares que a mente humana inventou para preencher as lacudas das duvidas e da falta de conhecimento.

        Os dinossauros dominaram o planeta por 200 milhões de anos e nos pobres homo sapiens metidos a besta, não temos nem 100 mil anos, se a idade da terra fosse dividida para caber em um ano, a raça humana (homo sapiens) teria surgido no ultimo segundo de 31 de dezembro.

    1. Não entendo esses crentes, como assim acreditar, acreditar mesmo que seja uma baboseira, mesmo que seja algo ridículo, mesmo que faça algum sentido, para se “acreditar” tem que ter um pingo de bom senso, e na religião e tudo que ela ensinou junto com seus deuses, nunca houve bom senso e muito menos algo de verdade, a fé é baseada em dogmas, em falácias e mentiras, então não sei como alguem de sã consciência pode ter fé em algo que nem sequer sabe que existe, experiência pessoas, já diz tudo, é pessoal, um sente algo, mas interpreta de seu jeito, não tem como quantificar, não tem como medir, são sentimentos de um cerebro de um homo sapiens, o mesmo cérebro que constroi um acelerador de particulas para enterrar de vez a religião, é o mesmo que cria fantasias e dogmas ediondos sobre a vida e sobre o que não existe. Nos somos frutos de uma evolução lenta e gradativa, e nessa etapa evolutiva nos deparamos com as armadilhas que o cerebro em evolução nos prega, como acreditar sem conhcer, se acredita somente por inercia cultural, não tem nada a ver com o conhecimento, a muito tempo o homem vem inventando e reinventando o nada em diversar formas, na forma de sol e lua, na forma de raios, na forma de vulcões, na forma de nuvens, desde os deuses do olimpo nos somos rodeados e asombrados por personagens sobrenaturais inexistentes, e não pense não, se é que é possivel, só porque hoje temos uns 30 deuses que eles acabaram, negativo, vamos ter que conviver com a falácia e a aberração intelecual chamada religião, por muito tempo ainda, vamos levar os crentes nas costas, com nossa medicina, nossa tecnologia, nossa ciência, nossa física, nossa biologia, nossa matemática, nosso conhecimento, vamos levar os bilhões de ignorantes que habitam nosso planeta, graças ao conhecimento e ao comando do mundo de quem não leva a sério a religião que temos uma sociedade mais justa e menos “divina”, apesar dos bilhões de pessoas acreditarem nas besteiras religiosas, esses mesmo bilhões de pessoas recorrem a ciência para se curar, para morar, para andar de carro, para assistir televisão, a religião, essa coisa morta, não serva para nada além de emburrecer as pessoas e alterar a percepção bela da vida, para algo que nem nome para se denominar, ou tem, eu chamaria de infantilidade intelectual, aberração do conhecimento.

      “Fé de mais, não cheira bem.”

      Eu tenho fé sim, mas minha fé é baseada em evidências, em fatos, em história, sabe o que separa a minha fé da sua? um abismo, que eu chamo de conhecimento.

      1. já agora só uma pergunta:
        nunca se questionou de onde vem td esse conhecimento?
        Já reparei que gosta mt de “filosofar”
        só mais uma pergunta:
        Porquê então (e graças a Deus que isso acontece) temos médicos,psicólogos,filósofos,engenheiros etc. que são pessoas crentes em Deus? tambem fazem parte dos “bilhões” de ignorantes que habitam o nosso planeta?
        Se assim é glória seja dada ao seu tão grande conhecimento.
        Que Deus lho conserve e o canalize para fins úteis
        Bem haja e……..fique com Deus

        1. Já parou para se perguntar de onde veio esse seu deus, quem criou ele, algo intocável, invisívil, qual o propósito, (sendo ele o criador), qual o motivo de criar, um universo tão vasto, tão imenso, tão icomensurável para algumas mentes humanas, se você nunca fez isso, então faça.

          O simples fato de aceitar algo como verdadeiro sem nenhuma evidência, acreditar em um monte de mentiras sem duvidar, acreditar em fatos impossiveis para a biologia pelo simples fato de uma “fé”, me desculpe Ana, mas acho isso insano, é desprezar os milhares de anos de evolução que todas os seres de nosso pequeno e insignificante planeta azul tiveram que passar para que um homo sapiens metido a besta ignore isso tudo, que ignore as evidências, ignore o conhecimento, ignore os fatos e a verdade, em prol de uma vaidade de se achar especial, de se achar uma criação de deuses. Eu já pensei muito nisso que você falou, foi por pensar que me tornei ateu, me tornei, pois eu fui criado em uma familia que me ensinava que tinha que temer pelo deus no ceu, que ele ficava me vigiando e me julgando, até que eu comecei a julgar os atos desse deus, e vi que ele não existia, que ele era fruto da fantasia e da carência humana, nosso planeta está em um sistema solar a 30 mil anos luz do centro de nossa galáxia que tem um diamentro de 100 mil anos luz, nossa galáxia está localizada em um ponto qualquer de um imenso aglomerado de galáxias, ela é mediana existem galáxias com o dobro e até o quintuplo da nossa e até mais, a extensão de nosso universo é imenso, hoje podemos observar com nosso instrumentos, até um limite de 17 bilhões de anos luz, mas esses numeros estão crescendo, estamos engatinhando em descobrir o porque o nosso universo existe, o porque a matéria tem massa, e do que somos feitos, e vou lhe dizer Ana, se o seu deus tivesse escrito isso em uma biblia, com certeza eu teria de acreditar nele pois é a verdade, agora ele disse que a terra era chata, que as estrelas existiam para a contemplação humana, que os animais foram colocados para o nosso deleite gastronômico, e que se duvidasse disso teria que morrer como herege em alguma fogueira, hoje nos temos as fogueiras ainda, não são como as da idade das trevas, ou idade média para os religiosos, idade das trevas, pois a igreja e seus deuses mataram e aniquilaram milhares e milhares de pessoas em nome de sua ignorancia, em nome de seus deuses que contrariavam as “ordens” de seu deus bondoso, hoje as fogueiras são mentais, e você é uma das pessoas que carrega a tocha, é aquela que fica observando orgulhosa quando colocam um herege para queimar, você é aquela que se orgulha da igreja pelo ato de castigar os hereges, e quanto o corpo do individuo queima, vem a felicidade, o prazer divino de ter instinguido um descrente, um herege, para mim isso é cumplesse da ignorancia divina, hoje as fogueiras são as mentes ignorantes levando seus dogmas e fundamentalismo para as crianças, as crianças tem suas mentes queimadas pelas doutrinas religiosas, e você se sente orgulhosa disso. Se ele existisse mesmo não teria concordado em deixar isso acontecer, agora vem você dizer “livre arbítrio”, isso á a maior balela que a religião poderia ter criado um subterfúgio da verdade, uma saida para não prestar contas, “o livre arbitrio”, uma piada que só crnete ri. A crença em deus só trouxe discordia, morte, guerra, discriminação, tortura, ignorância, intolerância, pessoas ignais se matando em nome de seus deuses, e não me venha dizer que isso acontecia no passado, porque agora vejo medicos trocando socos por rivalidades religiosas, crianças são apedrejadas por católicos que seguem o seu deus, mulheres são mortas a pedradas por irem contra os dogmas dos alas da vida, se isso não é prova suficiente que o mundo não suporta mais as crenças idiotas, eu não sei o que poderia demonstrar que o mundo está esgotado, não aguenta mais a burrice e a alienação divina nas sociedades, não lhe ataco pessoalmente, pois nem lhe conheço, eu ataco o dogma que leva as pessoas a não duvidarem, a não perguntarem, a serem zumbizinhos do divino sem contestar seus metodos depersuasão.

          “Milagre não é andar sobre as aguas, transformar agua em vinho ou recussitar no terceiro dia, milagre é acreditar em tudo isso.” Mario Quintana – Poeta do mundo.

  35. Olá Mauro bom dia que o Senhor esteja consigo!
    Sabe, não era minha intenção enveredar por aqui, pois como eu disse fé não se discute se aceita ou não,essa “discussão” não teria mais fim parece que iriamos estar aqui até ao juízo final e não chegaríamos a um acordo
    Mas, como é mais fácil de converter um ateu que um “religioso” tenho fé um dia ainda lhe irei chamar de irmão!
    Estamos longe um do outro,separam-nos continentes…diferenças horárias….mas sempre que possa venho dar uma espiadinha nas conversas, e um dia, eu sei vou ver que o seu discurso mudou,pois você vai entender que toda essa retórica que agora defende não será mais do que o fruto de alguem que vive sem alegria no coração
    Vá aparecendo, eu vou estar por aqui……..

  36. Se eu fosse um padre, eu, nos meus sermões,
    não falaria em Deus nem no Pecado
    — muito menos no Anjo Rebelado
    e os encantos das suas seduções,

    não citaria santos e profetas:
    nada das suas celestiais promessas
    ou das suas terríveis maldições…
    Se eu fosse um padre eu citaria os poetas,

    Rezaria seus versos, os mais belos,
    desses que desde a infância me embalaram
    e quem me dera que alguns fossem meus!

    Porque a poesia purifica a alma
    …e um belo poema — ainda que de Deus se aparte —
    um belo poema sempre leva a Deus!

    Mário Quintana

  37. Cara Ana, espero que você tenha lido algum livro de biologia para se instruir,segue o meu monôlogo:

    Hoje o mundo vive um momento impar, tanto da boa qualidade de vida quanto da má qualidade de vida, vemos pessoas como nos sofrendo de fome, desnutrição, ingorancia, desamparo social e moral, mas vivemos o melhor época da civilização humana, porque esse disparate conceitual, é simples, hoje a idade média de um cidadão normal que paga seus impostos, trabalha e tem sua familia, é de 65 anos (isso no Brasil pois, pois na europa é de 75 anos), a dois mil anos atras a idade média de um cidadão que tivesse as mesmas condições sociais, não os mesmos recursos, seria de 35 anos, porque essa diferença???, simples também, o conhecimento humano e o acumulo desse conhecimento gerou benefícios medicinais, de conforto e comodidade que as pessoas que viviam a 2000 mil anos não tinham, agora a questão, o que levou a essa ampliação da idade média de vida???, foram as velas acendidas?, as igrejas construidas?, aos mandamentos da bíblia???, os rituais de quaresma???, não, foi a competencia cientifica e culural de poucos, esses poucos que viraram médicos, advogados, engenheiros, etc, não digo que esses profissionais não acreditassem nas maiores sandices de nossa cultura, mas para que se formassem e que pudessem exercer suas funções adequadamente, em algum momento teriam de deixar suas crenças culturais e tradicioonais de lado, senão não seriam bom profissionais, porque digo isso, só para exemplificar, na India houve um incendio em um prédio onde muitas pessoas morreram, os bombeiros que eram muçulmanos se negaram a socorrer as mulheres porque “simplesmente” elas não estavam com os rostos cobertos????????, deixaram morrer pessoas pois essas pessoas não se enquadravam em sua doutrina religiosa, cara Ana isso só acontece na religião, não acontece em nenhuma outra instituição, as pessoas não deixam de ser humanas por que são advogados, ou porque são pais de familia, ou porque são professores, a unica classe que exclui o semelhante por divergencia é a religião, vimos os atos dos católicos protestantes na dinamarca onde apedrejaram “crianças” por divergencias religioas, temos o exemplo do oriente médio, irmãos se matando por divergência religiosa, a religião é a unica que consegue fazer com que pessoas boas cometam atos maus, como a discriminação, a intolerância e outros tantos, a religião para mim é mais abominável forma de fazer cultura em qualquer pais, onde se tem pouca educação tem-se abertura para o fundamentalismo religioso, os estados unidos estão preparando o seus proprio fundamentalismo religoso, estão prepando a sua propria bomba relógio, assim como tantos paises africanos e até mesmo latino americanos, não podemos mais ser tolerantes com a aberração cultural, não podemos ser tolerantes com o engodo pregado pelas igrejas, os dogmas só escravizaram mentes e deixam pessoas como você nesse limbo intelectual, acreditando em qualquer fantasma que lhe apresentem, eu sinto por seu desperdício mental, eu sei que para você a religião e acreditar em um homem no ceu é o que basta, mas o estreitamento cultural estagna a civilização, se todos pensassem como você é provável que nunca teriamos tido essa conversa, pois o compoutador não teria sido inventado, a internet não existiria, as cidades não existiriam, a sociedade não existiria, a linguagem não existiria,e talves ainda estariamos pulando de galho em galho como fazem nossos primos chipanzes e gorilas.

    Se você não sabe vou lhe dizer, nos somos irmãos independente de suas crenças ou de meus conhecimentos, somos irmãos, pois somos da mesma espécie, dividimos o mesmo DNA, fazemos parte da famila dos Homo Sapiens, que surgiram a 150 mil anos nas savanas africanas, descemos das arvores para dominar o mundo, temos primos, os chipanzés e os gorilas, eles dividem nosso DNA, eles tem 98,3% de semelhança conosco. Muias veses penso que chipanzés são mais humanos que muitos que eu conversei, pois o chipanzé não sabe mas também não duvida de sua origem primata.

    Sou gaúcho e conheci pessoalmente Mario Quintana, tive o prazer de conversar com esse gênio, e posso lhe garantir era Ateu tanto ou até mais que eu, foi uma pessoa que me mostrou que o mundo não é feito de conto de fadas e sim de pensamentos.

    Cuidado em querer ser padre pois eles tem uma fama de serem pedófilos, isso eu gostaria de saber porque um pessoa que se diz tão perto do deus de papel se torna um monstro que destroi as crianças, será que o seu deus tem alguma explicação ou ficará omisso nisso também. Cade o seu deus que é contra a pedofilia, onde está o onipresente, talves esteja escondido com o menimo jesus em alguma nuvem por ai, reflita sobre suas crenças.

    Fique com o seus pensamento infantis sobre a vida e sua origem.

  38. Enquete:

    Quantas crianças foram violentadas por padres no mundo no dia de hoje??? e cade o deus todo poderoso e protetor e coisa e tal, onde tá o seu deus para proteger as crianças, ou ele é conivente ou ele é omisso, ou não existe mesmo. Sou da ultima opção.

  39. “esses malucos aí” tenho a certeza que não incluem tdas as pessoas com as quais você fala certo? irme-ia sentir atingida e ofendida. Já lhe disse e volto a repetir não discuto crenças, simplesmente acho interessante observar as “divagações que cada um faz”
    A propósito da sua pergunta eu não sei como é aí no seu País, mas no meu o ensino integra um leque variado de matérias…………e, sim entre muitas outras matérias a biologia tb faz parte do estudo obrigatório,tal como a física, a quimica,a matemática, a filosofia ou a psicologia etc
    Aqui, as pessoas não se instruem só quando leem um livro de biologia, somos mais exigentes com a nossa instrução……….
    !Ninguém ensina ninguém, mas ninguém aprende sozinho – os homens aprendem em comunhão ! ” Paulo Freire
    Além de td o que você “aprende” nos livros de biologia aprenda tb a ouvir os outros e tire daí conhecimento. Você não é detentor da verdade só porque me parece que lê mt
    “Eu só escuto na medida em que eu respeito, inclusive o que fala me contradizendo”.
    Paulo Freire
    Mais uma coisa, nunca falei aqui na minha Fé como instituição, a minha Fé é só e apenas a certeza da existencia de um Deus a quem eu amo, se isso para si é infantilidade bendita seja a infância e td o que ela nos dá….
    Só mesmo para terminar deixe-me fazê-lo duma maneira suave…

    “Eu imagino Deus como a fonte de toda a energia que criou e mantém o equilíbrio
    do universo.

    Vejo Deus na flor e na abelha que lhe suga o néctar para produzir o mel;
    e no pássaro que devora a abelha; e no homem que devora o pássaro…e no verme que devora o homem.

    Eu vejo Deus em cada estrela no céu,nas minhas noites nas pousadas, e nos olhos
    tristes de cada boi, ruminando na envernada…

    Só não consigo ver Deus no homem que devora o homem, e por isso acho que ainda tenho muito o que aprender nesses caminhos da vida…”
    Benedito Ruy Barbosa

    Tenha uma boa semana de trabalho…Fique em paz……..

    1. Oi Ana, desculpe a demora em responder, mas se fosse acha que o planeta terra tem 6 mil anos e que o ultimo deus que a humanidade institui como verdadeiro é o criador de tudo, então me desculpe mas eu te encluo nos maluquetes, mas no bom sentido, não maluco de doido, e sim maluco de não querer ver a beleza da verdade, mas vejo que escreve bem e que tem seus argumentos, píor outros que só querem distruir o mundo.

  40. Tou com medo,mas eu acredito em Deus mas tenho duvidas! Onde é ele estava quando aconteceu o terramoto no Chile? Onde ele estava quando aconteceu o terramoto e o tsunami em Japão?Não estava! Por isso eu nao percebo nada. Resumindo e cloncuido:Ele nuca esta quando ha catastrofes naturais.Agora se existe ceu ou não!Não sei. Mas mais vale prevenir do que remediar! Mas eu acredito em Deus😉

  41. Se vc é atéu, como um dia eu já fui, não deveria ficar se auto-afirmando o tempo todo. Quem é indiferente a certos assuntos ,não “briga” tanto!!! Vc me parece esses adolescentes q auerem provar alguma coisa p as pessoas…

  42. Se voce é crente, como um dia eu já fui, não deveria se auto-afirmando o tempo todo.Quem é indiferente a certos assuntos(principalmente a religião), não briga tanto!!! Você parece esses adolescentes que querem provar alguma coisa, como por exemplo a existência do papai noel…..

    1. Esse tipo de vontade só vem de um crente que tem a mente completamente perturbada pela religião, tenho dó dos teus filhos se é que é capaz de te-los, esse amor só de um lugar da aberração cultural chamada religião e divindade, você vive ainda a idade média onde, em favor de suas crenças idiotas, mata-se pessoas em sacrifício aos deuses inexistêntes, se um deus realmente existisse ele estaria satisfeita com um tipo como você, cruel, amarga, cabeça vazia e querendo a morte de todos.

      Me desculpe mas você precisa de um psiquiatra urgente, ve se não se enrola em uma bonba e se explode para matar inocentes que não compartilham de suas sandices.

  43. Como vc é mal amado…E desocupado tbm. Vc nem demora p responder. Não vou mais perder meu tempo com um idiota como vc!!! E olha q não é so eu q estou dizendo isso. Vejo em todos comentários anteriores. Ahh e doente é vc***

  44. Gente…
    Eu fui educada religiosamente mas estudei outras religioes na escola, cultura classica.
    Nao se pode censurar quem acreditar em Deus, ou em vários deuses, ou no que quer que seja, tal como tambem nao podemos julgar quem nao tem crença, ou aqueles que acreditam em ciência.
    Há muita coisa na biblia/ alcorao/ outros livros religosos que é metafora e recurso estilistico e as pessoas levam a letra…
    há muita coisa provada pela historia e ciencia…
    Cataclismos?? muitos…mais um terramotomo esta semana… em portugal houve tempestades esta semana que destruiu muita arvore…
    Eu aceito tuddo o que me foi ensinado, mas para mim,
    Deus é o Sol porque sem ele não há vida!

    PS: mesmo que o mundo acabe, nao tem problema;
    1º nos nao podemos fazer nada contra isso porque somos mais fracos que a natureza;
    2º é provavel que existam sobreviventes e o mundo se torne melhor (sem tecnologia e todas as merdas consumistas que so prejudicam a natureza e o ambiente;
    3º basta haver bacterias pra voltar a haver vida.

    =)

    Sejam felizes

  45. Estou com medo… Sera que o mundo vai mesmo acabar??? mas olhem la uma coisa é sempre no dia 11 que acontecem as coisas.
    Ex. Ataque as torres gémeas… (E muito mais, eu é que nao tenho agora tempo para dizer)
    Respondam gente porfavor

  46. Sou cristã e acredito que Jesus voltará, não se sabe quando, e isso não importa, o que importa e se estou preparado para o julgamento de Deus porque querendo ou não vai acontecer, amigo respeito sua opinião porque aprendi a respeitar as pessoas ninguém pode ser forçado a crêr em Deus e em sua Palavra diz: tudo vem de Deus, porque Dele e por Ele e para Ele são todas as coisas, faço um desafio a você leia a Bíblia toda não com olhar crítico, ou para achar um defeito leia para procurar Deus se você não o encontrar e nâo sentir sua Presença que è tão real e verdadeira jogue-a fora mais se o encontra divulgue isso a todo o mundo, sei que você gosta de desfios o que você acha disso? que a doce Paz do meu Jesus ache morada em seu coraçâo. Fui

    1. Olá Guinha.

      Não sei a quem você propõe o desafio de ler a bíblia sem olhar crítico. Eu já fui cristão e li a bíblia várias vezes, mas não sou mais cristão.
      Respeito as crenças transcendentais dos outros – o que vai acontecer com o inalcançável, no futuro – who cares, ninguém voltou pra contar como é.

      Olá demais visitantes.

      Lamento muito que tanta gente (e é a maioria dos comentaristas nesse post) ainda repita os bordões de séculos de ignorância, sendo que temos tantas coisas mais legais pra estudar e aprender.

      Esse post tem sido de longe o mais lido no meu Blog. Teve uma época que não permiti comentários pois eles se repetiam. No entanto eu reabri os comentários como forma de estudo sócio cultural. O resultado? Tenho que chorar! Não é bom. Basta ver a quantidade de erros de triviais de português de alguns comentaristas mais religiosos.

      Estou na dúvida se fecho os comentários desse post!

Os comentários estão desativados.