Opinião da Ciência

A ciência como conhecemos atualmente se fundamenta em evidências, dados, observações e experimentos. Por isto não é incomum cientistas “mudarem de opinião”. Novos dados podem levar a novas concepções e novos entendimentos. É comum um cientista hesitar em responder algumas perguntas ou fazer alguns comentários. Em contraste, há pessoas que  expressam suas opiniões com absoluta confiança de que é “a verdade”.

Question centerComo se não bastasse as incertezas inerentes à ciência, as notícias usualmente agregam forte dose emocional ou sensacionalista a novas descobertas. Por isto sempre insisto na posição crítica e racional. Como exemplo de mudanças de opiniões em ciências, o site edge.org coletou a resposta de centenas de cientistas de reconhecido renome e suas áreas à seguinte pergunta:

Você mudou de idéia sobre o que? Por que?

Leia com calma. As respostas não são frases curtas, para desespero dos apressadinhos como o Denzel Washington no filme de ação e ficção científica ‘Deja vu’: I asked you to explain it to me, not to talk science (Eu pedi que você me explicasse, não que falasse de ciência) .

Há muita ciência de altíssimo nível nas respostas dos cientistas que mudaram de idéia. Eventualmente eles vão editar esta coletânea em um livro e seria bom vê-lo traduzido.

E você? Já mudou de idéia sobre algo forte na sua percepção do mundo? O que? Por que?

Uma opinião sobre “Opinião da Ciência”

  1. Opa Prof. Samuel!

    Eu já mudei de opiniões várias vezes (sobre várias coisas), mas uma que merece destaque aqui é a minha opinião sobre a ciência!

    Já pensei que a ciência se fundamentava em evidências, dados, observações e experimentos…

    Mas uma olhada mais atenta, por exemplo, em cosmologia e se verifica que não é bem assim🙂

    Há evidências, dados, observações e experimentos sobre outros modelos cosmológicos, mas apenas um deles se torna hegemônico…

    Não, eu não sou um descrente na Ciência, apenas a relativizo e não a tomo como A forma de conhecimento, mas apenas como UMA das formas de conhecimento.

    Certamente uma das formas de melhor efetividade!

    abração!

    Olá Sérgio,

    A ciência continua fundamentada em evidências! Os modelos matemáticos e/ou filosóficos que tentam explicar algumas observações e evidências é que podem ser fruto de preferências por algum tempo entre alguns cientistas. No entanto, à medida que mais medidas (sic) são feitas, os modelos devem ser aprimorados ou eliminados

    Samuel

Os comentários estão desativados.