O Número 23 e a Física Quântica de Jim Carrey.

Jim Carrey deveria saber que 23 é um número deficiente.

Considere os divisores de um número e some-os. Se o número for menor que a soma de seus divisores, é chamado de deficiente. Todos os primos têm este defeito. É genético😉 . E de fato 23< 23+1 e portanto é deficiente. Mas isto é só coincidência com o fato do filme ter sido um fracasso de público. O resumo do filme é o seguinte:

Walter Sparrow é um chefe de família que ganhou um livro de presente de sua esposa Agatha, chamado O número 23. O livro narra a obsessão de um homem com este número, e como isto modifica a sua vida. Ao lê-lo, Walter reconhece várias passagens como sendo situações que ele próprio já viveu. Aos poucos, ele nota a presença do número 23 em seu passado e, também, no seu presente, tornando-se cada vez mais paranóico. Como o livro termina com uma morte brutal, Walter passa a imaginar que está se tornando um assassino.

Veja o trailer (2m28s):

A trama chega a ser interessante mas assisti para ver como um filme pode ser elaborado a partir de um número. Minha obsessão atual.

Ao procurar o trailer, encontrei uma entrevista do Jim Carrey muito mais interessante. Neste vídeo o humorista entrevistado diz que gosta de Física Quântica:

O que ele diz não faz sentido pois é o resumo de um artigo especializado,  mas vale a pena ouvir. Ele fala bem rápido, então a legenda está logo abaixo do vídeo :

Carrey, “I was just reading this incredible paper on the stochastic phase shifting of a parametrically driven electron in a penning trap. and apparently a bi-stability arises dynamically in this specific parametrically driven systems because the phase psi of the electron’s steady state oscillation can either have the two values separated by Pi.”

O’Brien, “Cause you know, it’s funny, what shocks me about an electron in a penning trap is that most amplitude collapses are accompanied by a phase flip, given that the rate of the escape from the attractor depends exponentially on an activation energy E as the diffusion constant D approaches Tn and rho approaches epsilon^(-e/d).”

Max, “I don’t know about that Conan. Have you considered that the parametric driving force excites a nearly resonant electron oscillation at the drive frequency? OMEGAd/3 = OMEGAz + epsilon. it’s a classic example of the period doubling that occurs when a linear oscillator is strongly driven.”

Carrey, “Max, Did you just say that the OMEGAd/3 = OMEGAz + epsilon?”

“Yeah”

O’Brien, “Whoa, its actually OMEGAd/2 = OMEGAz + epsilon.”

3 opiniões sobre “O Número 23 e a Física Quântica de Jim Carrey.”

  1. Hey, you know what else adds up to 23? The “terrorist” attack 9/11!! 09/11/2001=9+11+2+1= 23!🙂
    Weird, huh?

    Uauu. Você vê? O ataque foi no dia 9 de Setembro de 2001. Mas poderia ser 9 de novembro. Pode ser 03/10/2008. O my goodness! 10 de março deste ano. Algo vai acontecer neste dia aí nos EUA. Estou avisando!! Ou será que é 03 de Outubro deste ano? Por via das dúvida profetizo que algo vai acontecer neste dia aqui no Brasil. Estou avisando!!. Números não mentem.

    Samuel

  2. Samuel,

    Fui abrir a planilha eletrônica do OpenOffice pra verificar quantos dias de 2008 tem a soma dos dígitos igual a 23 (paranóia de leve). Mas quando vi que a versão do aplicativo é a “2.3”, deixei pra lá … Eu hein!

    Que pena. Foi mera coincidência. Epa. Agora vejo que a versão do meu WordPress é 2.3 também. Eu hein! Vou fazer o update.

    Samuel

  3. Coincidências à parte, mas esse filme parece que deixa as pessoas, um tanto quanto, paranóicas. Após assistir o tal filme, comecei a fazer algumas brincadeiras com o tal número (23), muitas das combinções se fazem e fizeram presente em minha vida, mas vou deixar isso de lado, porque o mundo é feito de muitas incógnitas, deixa quieto!!!

Os comentários estão desativados.