O Sol, a Terra, a Lua e a data do carnaval.

Algumas pessoas não gostaram que o carnaval fosse tão cedo. A terça de carnaval deste ano foi 05 de Fevereiro (de 2008). Outras acharam ótimo pois o Brasil não funciona direito entre o Natal e o Carnaval.

O carnaval é uma data marcada em relação à páscoa cristã que foi herdada da páscoa judaica estabelecida por Moisés com base no calendário lunar assim:

equinocioDescubra o dia do ano do primeiro o equinócio – quando o dia e a noite são iguais no tempo. Logo depois deste dia, veja o primeiro domingo após a Lua cheia. Em outras palavras, quando o Sol brilha ambos hemisférios da Terra igualmente temos o equinócio e considere o primeiro domingo seguinte à Lua cheia. Os judeus comemoram esta data como a libertação da escravidão do Egito. A tradição cristã indica que Jesus foi crucificado na sexta-feira desta semana  e ressuscitou no domingo seguinte. Acho que por isto o Papa Gregório inventou uma lua cheia eclesiástica (ou pascoal) que às vezes difere da lua cheia de verdade.

Agora retroceda 40 dias para chegar à quarta-feira de cinzas que dá o início à quaresma.

Por que 40? Não pesquisei direito, mas a bíblia tem alguma fixação com 40.

  • O dilúvio foi resultado de 40 dias de chuvas.
  • Moisés passou 40 dias no deserto até a miragem da sarça ardente.
  • Moisés passou 40 dias no monte Sião até descer com as tábuas dos 10 mandamentos.
  • Conta que gastaram 40 anos da saída do Egito à chegada e posse de Canaã.
  • Jesus ficou em jejum no deserto por 40 dias até ser tentado pelo demo.
  • Algo mais?

Assim, a igreja católica deve ter incorporado a festa pagã do carnaval fixando estes 40 dias retrocedidos do domingo pascoal.

Então, saber a data do carnaval envolve astronomia, história e cultura (religiosa). Há propostas para que o carnaval tenha uma data fixa. Os argumentos são efêmeros e os professores de ciências e história perderiam uma chance de responder à questão de por que o carnaval muda de data.

As próximas terças-feiras de carnavais serão:Luiza Brunet no carnaval

– 2008: 5 de fevereiro
– 2009: 24 de fevereiro
– 2010: 16 de fevereiro
– 2011: 8 de março
– 2012: 21 de fevereiro
– 2013: 12 de fevereiro
– 2014: 4 de março
– 2015: 17 de fevereiro
– 2016: 9 de fevereiro
– 2017: 28 de fevereiro

Leia mais sobre a data do carnaval no blog da Dri Santos, no site Astronomia no Zênite e na wikipedia. E sobre a data da páscoa, veja o site educativo do professor Fernando Paixão.

6 opiniões sobre “O Sol, a Terra, a Lua e a data do carnaval.”

  1. Ótima explicação.
    A mais completa que eu já encontrei em português🙂

    Quanto ao “problema” do país parar entre o natal e o carnaval, eu adorei a solução do Marcelo: fixar a data do carnaval, entre o natal e ano novo😛

    Se o Marcelo fizer esta proposta em uma assembléia de operários em greve (só pra ter muita gente junta) é provável que ele seja linchado.

  2. Muito interessante essa explicação.
    mas li tambm que a terça-feira de carnaval se antecede
    47 dias antes da Páscoa. E é verdade! Eu contei rsrsrs
    voce saberia me dizer o pq???

    Aguardo…se puderes me passar a resposta por e-mail
    Aguardo;

    1. A rigor, a terça-feira de carnaval é o feriado de carnaval e os 47 dias que você contou para este ano são exatamente os 40 dias que expliquei mais uma semana que o Papa Gregório incluiu com a “lua eclesiástica ou lua pascoal”.

Os comentários estão desativados.