Computação compartilhada e solidária

Sam ComputingCom tanta gente e tanto computador disponível, surgem vários projetos que podem usar um pouco destes recursos.

Os nossos computadores pessoais atualmente são máquinas altamente capazes, e usualmente sub-utilizadas. Não se admira ao se fazer um TUDO-EM-UM. Eles fazem o papel de máquinas até pouco tempo exclusivas para uma determinada tarefa: máquina de escrever, tv, rádio, toca-fita, vitrola, máquina fotográfica, filmadora, calculadora ah, e sim, processamento de dados numéricos ou não.

Há vários anos um projeto de Berkeley, BOINC, disponibilizou uma ferramenta para este fim. Funciona assim: Uma mega tarefa é dividida em pedaços apropriados para um computador de mesa, por exemplo. Quem disponibilizar algum tempo e energia de seu computador recebe um pedaço, faz o processamento e devolve ao computador central. Tudo automático depois de instalado. Só para ter idéia de alguns projetos  conhecidos:

  1.  The Rectilinear Crossing Number Project. Usa seu processador para fazer cálculos combinatórios para resolver um problema matemático de grafos e que pode ser útil para malhas de transporte terrestres.
  2. World Community Grid. Usa seu computador para reoslver problemas de doenças etc.
  3. Climateprediction.net  tenta fazer previsões de clima para o século 21.
  4. Einstein@Home é um programa para procurar estrelas de neutrons nos dados do LIGO e GEO.

Um outro meio de colaboração com uso de internet e computador é conhecido como crowdsourcing e ao contrário do BOINC usa critérios do usuário e não do processador, portanto não é automático. Dois exemplos:

Black Eye Galaxy

  1. O Galaxy Zoo pede ajuda de quem quer e puder para classificar milhões de galáxias olhando as imagens dos telescópios. É interessantíssimo pois aparecem imagens tão variadas quanto belas. Mas depois de algumas centenas, a gente cansa. Daí a importância de uma multidão de pessoas para a classificação. O servidor das imagens garante uma distribuição homogênea e evita que muitas pessoas classifiquem a mesma galáxia ou deixe de classificar outras. Depois de várias rodadas, aquelas que tiveram a mesma classificação (há um procedimento de redundância para evitar erros singulares) vai para o respectivo catálogo.
  2. fosset air planeO Mechanical Turk organiza a distribuição de algumas tarefas pequenas, às vezes monótonas que não podem ser automatizadas ainda. Para ser específico, há uma campanha para se localizar o milionário aventureiro Steve Fossett. Novamente o servidor mostra de maneira organizada imagens de satélites de possíveis locais onde o aviador possa estar com seu pequeno avião. As imagens de satélite do deserto americano não são tão atraentes quanto das galáxias, mas vale um pouco de esforço para resolver o paradeiro de Fosset.

Escolhas sua tarefa e ajude a resolver grandes problemas com pequenas contribuições.