Pavarotti: Uma escala acima.

Uma singela homenagem a Luciano Pavarotti (Itália, 1935-2007), o tenor que levou a Ópera às massas.

Luciano Pavarotti

Primeiro, nas vozes de Sarah Brightman e Andrea Bocelli que cantam “momento de dizer adeus”.

Segundo, para ficar registrado a famosa “Nessun Dorma” na voz de Luciano Pavarotti:

E para terminar a homenagem, algumas dicas (um professor quer sempre ensinar) sobre o canto de ópera.

  • Como eles conseguem atingir notas tão agudas e com tanta potência?
    • Eles estimulam ressonâncias em harmônicos mais altos. Não é para qualquer um e exige muita técnica. Observe a Sarah. Não é apenas performance teatral. A abertura da boca e a postura abdominal são importantes.
  • Às vezes, mesmo sem microfone, um tenor ou uma soprano podem ser ouvidos acima da orquestra toda. Como?
  • É possível quebrar uma taça de cristal com o canto sem amplificação?

O ouvido humano é sensível a freqüências sonoras entre 16 Hz e 16 kHz. A escala musical temperada fixa a razão entre uma nota e sua vizinha por um fator de 2(1/12). Isto é, entre um Dó (a uma freqüência) e o Dó uma oitava acima (o dobro da freqüência) há 12 notas: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó e os sustenidos apropriados entre elas. Em outra notação a seqüência equivalente é C, D, E, F, G, A, B, C.

Assim, em média e a grosso modo, conseguimos distinguir 10 escalas musicais. O chamado Dó central (C4) tem freqüência 261.63 Hz e o famoso Lá usado para afinação (A4) tem 440 Hz. Cantores populares conseguem reproduzir notas com duas escalas de intervalo dependendo se é Baixo (de E2 a D4) , Tenor (D2 a C5), Contralto (G3 a F5) ou Soprano (C4 a C6). Veja um pedaço da escala abaixo.
escala

Pavarotti conseguia cantar 3 escalas e enchia de harmônicas algumas notas.

Como ele dizia,

Uma vida dedicada à música é bem vivida.

Agora é o momento de dizer adeus.

UPDATE: Usei a palavra escala de maneira pouco precisa. Aqui escala é um intervalo de uma oitava.

Uma opinião sobre “Pavarotti: Uma escala acima.”

Os comentários estão desativados.