O Pôr da Lua Vermelha

Lua VermelhaNa madrugada da Terça-feira, 28 de Agosto de 2007, veremos do Brasil, uma Lua cheia sendo aos poucos avermelhada pelos raios solares tangentes à atmosfera terrestre. Será uma eclipse lunar total. Pena que, para o Brasil e imediações, o Sol já vai nascer do outro lado e não veremos o máximo da eclipse. Veja o gráfico das regiões de visibilidade do eclipse. Quem puder e quiser acordar um pouco mais cedo para ver este fenômeno não vai se arrepender. Maiores detalhes no site da Nasa. A previsão, para o horário de Brasília é o seguinte:

  • 5h51m. Primeiro contato
  • 6h20m. A Lua se poem no horizonte para a maior parte do Brasil.(updated)
  • 6h52m. A Eclipse se torna total.
  • 8h22m. A Eclipse começa a terminar, mas o céu já está muito claro para visualizarmos a Lua.

Vendo a foto acima da Lua avermelhada por conta do Eclipse de Março de 2007 e a de Marte, talvez explique a lenda de que Marte apareceria no Céu do tamanho da Lua.

Boa Eclipse para todos!

2 opiniões sobre “O Pôr da Lua Vermelha”

  1. Oi!
    Postei no meu blog sobre esse acontecimento, porém, sem muita credibilidade, devido a forma como a notícia chegou até mim.
    Hoje, navegando pela página de uma amiga, encontrei seu artigo. Legal! Gostei muito!
    Fiquei confiante! Vou tentar apreciar.
    Sou professora de matemática e uma escola pública em São Paulo – Capital, e gosto bastante desses assuntos. Meu blog, no entanto, não é feito de postagens magníficas como as suas, mas sempre que posso, procuro colocar um assunto relevante como este.

    Obs:
    Bela postagem!
    Parabéns!

  2. Ola Samuel..
    vc provavelmente viu o eclipse da lua, mas quero saber se nessas noites de lua cheia você consegue ver o coelho fazendo bolinho de arroz na lua (uma lenda japonesa) 🙂

    Nem vi o eclipse por causa de uma formação de nuvem no horizonte onde estaria a Lua. Mas com certo esforço sempre consigo ver o velho coelho com o pilão.

Os comentários estão desativados.