Boa Forma e Saúde

Scientific American September 2007Vou listar algumas dicas para manter ou ficar em forma e com saúde. Antes faço as seguintes advertências:

  1. Não há milagres.
  2. Não há transformação sem troca de energia.
  3. A tendência natural das coisas é piorar, seja lá o que for.

Estas 3 advertências são versões simplistas e particulares do método científico, da primeira e da segunda lei da termodinâmica, respectivamente. A fonte e inspiração para este comentário foi a edição de Setembro/2007 da Scientifica American que trata do problema da obesidade e da fome globais, um paradoxo:

  • Mais de 1 bilhão de pessoas acima do peso. 800 milhões de famintos. 37% dos Brasileiros estavam obesos em 1997.
  • As dietas divulgadas são contraditórias.
  • Gordura é prejudicial à saúde.
  • Como o corpo ganha peso?
  • Como o cérebro pede alimento?

GiseleBeckhamNão é fácil perder gordura. Além do mais a ciência das dietas e dos remédios é empírica, há muitas dúvidas e pouco consenso.

Uma das unanimidades é a de que excesso de gordura não faz bem à saúde. E a nossa cultura considera de boa forma os mais delgados.

Veja os modelos Beckham e Gisele.

Dicas básicas:

  1. Exercitar e comer moderadamente. A diferença entre o consumo e o gasto de energia vai aparecer na balança a na forma de gordura acumulada pelo corpo. Não interessa o que você come ou o quanto você exercita em relação aos outros. O que interessa é a diferença das calorias consumidas e gastas por você. É a aplicação da primeira lei da termodinâmica.
  2. Beber líquidos e repousar para restaurar o sistema. O nosso corpo troca um pouco de entropia com o meio.
  3. Alongar e respirar fundo sempre que puder.
  4. Divertir-se e manter bom humor.

Os detalhes são individuais. Mas há parâmetros que os médicos usam para fazer um diagnóstico padrão:

  1. O famoso I.M.C., índice de massa corpórea, que é a massa/altura2, a massa em quilogramas e a altura em metros.
  2. Circunferência de cintura em centímetros.
  3. Colesterol no sangue em miligramas por decilitros.

A recomendação médica é ter:

  1. IMC entre 19 e 24 (kg/m2),
  2. cintura abaixo de 90 cm para mulheres e de 102 para os homens,
  3. colesterol: O bom (HDL) acima de 40 mg/dl, o mau (LDL) abaixo de 100 mg/dL.

Todos os índices acima são médias na população, diferem com o sexo, idade e outras variáveis. Portanto só um médico individual pode afirmar se um dado valor é bom ou não para a saúde. Mas serve de parâmetro. Verifique seu relatório rápido de Saúde.

Mas como é difícil resistir ao apetite ou ter disciplina para se exercitar! Não há receitas universais, mas algumas coisas sei que não funcionam:Homer Simpson

  1. Fazer muito abdominal queima a barriga indesejável? Não mas fortalece a musculatura abaixo da gordura. A única coisa que elimina gordura é a diferença de longo prazo entre a ingestão e o gasto de calorias. Mas é o corpo que escolhe de onde tirar a energia, não a sua vontade. Assim, barriguinha tanquinho só em pessoas magras!
  2. Natação é a maneira mais rápida de se perder peso? Não, a menos que você nade todos os dias umas 4 horas intensas. Não se iluda com atletas da natação. Eles treinam muito. Na maioria das vezes, aumenta-se o apetite acima da média.
  3. Ler ou assistir TV enquanto se anda na esteira ou na bicicleta ergonômica distrai sua atenção para a quantidade e a qualidade do esforço necessário para um bom exercício aeróbico. Você perde tempo.

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Agora vamos nos levantar e queimar algumas calorias. Ok?