Marte vai aparecer do tamanho da Lua? Não!

MarteFelizmente Marte não vai aparecer no Céu com o mesmo tamanho angular da Lua.

Não sei exatamente onde nem quando este boato começou, mas se espalhou rapidamente pelo menos a partir de 2003 quando, de fato, Marte esteve um pouquinho mais perto da Terra. Aproveitando esta relativa proximidade (evento similar aconteceu há 73 mil anos) as agências americanas, européias e a japonesa enviaram sondas de observações. Foi nesta época que os famosos jipes spirit e oportunity chegaram em Marte. E graças a isso, várias sondas, telescópios etc, conhecemos bem mais o nosso planeta vizinho atualmente. Veja Marte na Wikipedia.

O boato de que Marte “ficaria” do tamanho da Lua talvez seja uma inveja que os humanos têm dos marcianos porque têm duas luas: Fobos e Demos. Veja a ilustração abaixo. Isto é, Marte tem duas Luas, estaria mais próximo e daí, como no resultado de uma fofoca, talvez alguém entendeu que nós viríamos Marte do tamanho da Lua.

Mas as Luas de Marte são bem diferentes e não justificaria nossa inveja. Vistos de Marte, Fobos tem um diâmetro angular de 12′ (doze arco de minuto), enquanto que Deimos tem 2′. Compare com o Sol e a Lua que têm cerca de 30′ de diâmetro angular. Lembre-se. 1 grau tem 60′.

Marte e suas luasNas noites marcianas, Fobos não mostraria nenhuma eficácia na iluminação, apareceria apenas tão brilhante como Vénus se mostra à Terra, devido à superfície bastante escura do pequeno satélite. E muito menos Demos. Mas num dia normal em Marte, ver-se-ia Fobos cruzar o céu três vezes por dia, surgindo a Oeste e pondo-se a Leste.

Mas se Marte não vem por aqui, podemos ir até lá com o auxílio da nossa tecnologia e imaginação. Veja o vídeo montado com as imagens reais no Mars World Wind:

Viver em Marte seria diferente. Seria possível viver lá? Nos pólos há gelo, mas atualmente não é possível ter o líquido precioso na superfície de Marte. Tudo indica que já houve.

Não é difícil imaginar uma colônia de humanos em Marte. Já estão loteando a Lua. Marte seria a próxima parada.

Anúncios