Lua vai ocultar Vênus, Saturno e Regulus.

Durante estes dias, logo após o por-de-Sol no poente, vamos ver Vênus, Saturno e Regulus alinhados. Não tem como não ver pois Vênus está super brilhante, parece um farol. Da região de Campinas, os brilhos aparentes serão:

  • Vênus, -4,3
  • Saturno 1,2
  • Regulus 1,4

Lembre-se quanto mais para o negativo mais brilhante. E é uma escala logarítimica. Mais interessante que o alinhamento é o percurso da Lua ao longo da Semana. Ela vai crescer e pouco a pouco vai cruzar cada um dos 3 pontos brilhantes no céu do poente.

Assim vamos começar oficialmente o inverno no hemisfério Sul no dia 21/Junho com um alinhamento singular. Do horizonte para cima, verêmos Vênus, Saturno, Regulus e a Lua com brilho -11.

O quarteto alinhado representa diferentes astros dos céus. A Lua é nosso satélite natural, Regulus é uma estrela da constelação de Leão a 77 anos-luz daqui, Vênus é um dos planetas internos do sistema solar e nosso vizinho imediato, e Saturno aneis de saturnoé um dos planetas externos com seus brilhantes anéis. Veja foto, com cores falsas, enviadas pela sonda Cassini.

Uma opinião sobre “Lua vai ocultar Vênus, Saturno e Regulus.”

  1. gostei do texto e li pois me interesso. Desejo saber que influencia estas estrelas dito como fixas como Regulus e as demais tem de influencia em nossas vidas.Não encontro nada que explique isto.
    Fico grata se me esclarecer ou indicar onde possa ler sobre o assunto.

    Maria Madalena.

    Maria, as estrelas não afetam as nossas vidas exceto pela admiração que temos pelos pontos brilhantes nos céus. Elas estão tão longe da gente que a sua luz vista agora foi emitida lá uns quatro anos antes (pelo menos). E nada viaja tão rápido quanto a luz. A astrologia não tem o menor fundamento científico.

Os comentários estão desativados.