Orlistate, uma molécula estável

OrlistateA molécula C29 H53 N O5 da figura é a Orlistate que compõe o fármaco recomendado para o tratamento de obesidade. Foi registrada pela Roche com o nome Xenical com patente até 2009. Ela funciona no intestino impedindo a absorção de moléculas de gordura.

Como descobriram isto? Em laboratórios universitários observaram que uma molécula, a lipstatin, produzida por uma bactéria inibia a ação da lipase do pâncreas. Sem esta ação a gordura (triglicerídeo) não pode ser absorvida no intestino. A Orlistate é uma forma saturada e mais estável da lipstatin.

Do ponto de vista dinâmico clássico ou quântico, a estabilidade de uma molécula 3-dimensional e complexa como esta é impressionante. Veja a animação em java da Orlistate.
O Xenical tem sido amplamente consumido no Brasil apesar das várias contra-indicações. Inclusive seu objetivo, o de eliminar até 30% da gordura ingerida nas fezes pois pode provocar constrangimentos sociais! Deve ser usada apenas com prescrição e acompanhamento médico.

Read more: http://en.wikipedia.org/wiki/Orlistat , http://www.xenical.com , http://www.3dchem.com/molecules.asp?ID=349

5 opiniões sobre “Orlistate, uma molécula estável”

  1. Comecei a tomar Xenical na expectativa de solucionar dois problemas: obesidade e intestino preso. Pura frustração. Não resolveu nenhum dos dois. Continuo tomando só para ele acabar logo e eu não morrer de raiva toda vez que olho a cartela cheia de comprimidos que custaram uma nota preta.

  2. Comecei a tomar Xenical no dia 01.06.08 e minha expectativa com relação ao meu problema de obesidade está sendo muito boa, hoje dia 06.07.08, estou com 5 quilos a menos, só que continuo com intestino preso.

  3. Este medicamento pode prejudicar o intestino ou pancreas, uma vez que são estes os orgãos sitatos na bula do medicamento .

    Grata,
    Cristiane

  4. Olá, estou tomando Xenical com orientação médica há quase uma semana. Minha dúvida é a seguinte:Partindo do pressuposto que já tenho uma dieta pobre em gorduras, este tipo de medicação ajuda realmente na perda de peso?

Os comentários estão desativados.