Lixo Tecnológico à Vista!

O novo sistema operacional da Microsoft Windows Vista exige hardware moderno. Isto leva a uma seqüência de trocas ou atualizações em escala mundial por causa da windows logohegemonia do Windows nos computadores. No final da cadeia vão aparerecer os obsoletos computadores ou parte significativa deles. Mesmo em funcionamento, perdem suas funções e são jogados no LIXO. É possível aproveitar uma coisa ou outra. Mas não vale o custo. Pelo menos é assim nos países desenvolvidos. O lixo é incômodo. Daí surgirem remessas significativas destes lixos tecnológicos para países pobres. Read more about this in the New Republic zine. Uma parte é aproveitada um pouco mais, dando uma sobrevida ao hardware. Outra parte é enviada a locais sem proteção ambiental nem restrições de saúde pública para aproveitamento de alguns metais nobres, inclusive o Ouro. O problema é que para recuperar por exemplo o Ouro, usa-se substâncias altamente poluentes e tóxicas. Proibido nos países desenvolvidos. Mas nos pobres … Às vezes é um meio de sobrevivência! O capitalismo é selvagem.

Veja a lista mínima de hardware para o Windows Vista:

  • Processador de 800 MHz
  • 512 MB de memória do sistema.
  • 32 MB de memória da parte gráfica.
  • 20 GB de HD.
  • DVD.
  • Sistema de som.
  • Internet.

hd de toneladaA foto ao lado, de 1956, mostra um disco rígido de 5MB da IBM que pesava perto de 1 Tonelada. O Windows Vista precisaria de 4mil destes!

Em 1976, o laboratório americano de Los Álamos comprou o super computador CRAY-1. Uns 9 milhões de dólares pela compra e instalação que exigia refrigeração com Freon. O processador seria equivalente a um moderno de uns 200 MHz. O Windows Vista exige um processador 4 vezes mais rápido!

Não há dúvidas na evolução de hardware desde então. O supercomputador Cray-1, na foto abaixo, tinha exportação restrita pelos Estados Unidos. Temia-se a construção de Bombas Atômicas com auxílio computacional destas

máquinas que hoje são peças de museu.

cray 1

Na propaganda do Windows Vista as frases voam pela tela:

  • Mais fácil
  • Mais seguro
  • Mais divertido
  • Mais conectado

Certamente Mais Lixo também.

Não advogo o retorno à natureza sem tecnologia. Mas devemos fazer a pergunta. Preciso disto agora?

3 opiniões sobre “Lixo Tecnológico à Vista!”

  1. Ola
    acho que é válida sua crítica em relação ao lixo tecnológico que o windows cria, mais do que isso, acho que grandes empresas como microsoft, symantec etc… deviam usar parte do seu imenso lucro para fazer algo a respeito das partes computacionais que acabam ficando obsoletas. Porém acredito que a evolução de software assim como hardwares são parte da evolução das pessoas, logo não faz sentido para mim comparar peças de hardware antigas com as novas nem em tamanho nem em desempenho.

  2. Oi Andrea,

    A comparação só faz sentido em termos do espaço e tempo que se exigia antes e agora para realizar as mesmas tarefas, isto é , exigia-se mais espaço e mais tempo para fazer as mesmas computações. Concordo que a comparação é forçada uma vez que a época é outra e as exigências e estruturas são muito diferentes.

Os comentários estão desativados.