Obesidade e Aquecimento Globais

Engordar é uma conseqüência inevitável, de médio ou longo prazo, da ingestão de mais energia do que o necessário para o desempenho das atividades de um indivíduo. A matemática é simples mas a obesidade é uma epidemia global preocupante e nunca foi tão complicado perder peso. Daí a procura por tratamentos ou procedimentos que emagreçam ou evitem engordar. Por exemplo, tirar uma soneca após uma refeição engorda? Um expert responde: Scientific American: Does sleeping after a meal lead to weight gain? Isoladamente não, mas são muitos os fatores … A resposta de um expert nunca é simples.

ronaldo no carroFaço um paralelo com o aquecimento global. Se a composição de gases da atmosfera for alterada a médio ou longo prazo, a retenção de energia em suas camadas também será alterada. É conhecido o efeito estufa do CO2, um dos produtos da combustão orgânica. E o petróleo das profundezas joga toneladas de CO2 na atmosfera. Pode ser absorvido? Sim. Em quanto tempo? Com sorte, um tempo menor que foi necessário para criar o petróleo. Esta é a matemática simples. Mas diminuir a emissão de gases estufantes implica abrir mão de confortos aqui e agora. Talvez seja mais fácil um obeso emagrecer apenas com dieta do que um cidadão usar transporte público para diminuir a queima de combustíveis. Ou um funcionário desligar o ar condicionado para diminuir o consumo de energia. Vimos o nosso herói atleta Ronaldo brigar para conseguir perder uns quilos. E não era obesidade. Ele estava apenas um pouco acima do peso. Agora é o Ronaldinho gaúcho.
gore inconvenient truth Quais as conseqüências da obesidade? Há vários fatores de risco. Mas todos são futuros. No momento da refeição o apetite ganha do racional.

Quais as conseqüências do aquecimento global? Há vários perigos. No futuro …

É fácil acusar os outros. Vamos conseguir mudar o estilo de vida? Para não engordar nem esquentar mais o globo? Não é à toa o título do premiado documentário de Al Gore, uma verdade inconveniente.
gore

Uma opinião sobre “Obesidade e Aquecimento Globais”

  1. A obesidade é um problema muito mais complexo do que parece. Escrevi um pequeno texto sobre obesidade no meu blog. Apesar da foto bizarra que ilustra ele, sou solidário ao sofrimento daqueles que padecem deste mal.

    Contudo, os que sofrem com a obesidade são apenas os obesos. Já com o aquecimento global, até os pequenos e indefesos filhotes de pandas do leste da china sofrem. Deve haver algum tipo de interferência no crescimento, ou no gosto, bambu deles! =D

    Jones,

    Diminuir a quantidade de calorias para emagrecer e de reduzir a queima de combustíveis para evitar aquecimento global são igualmente complexos. Mas o que chama a atenção da obesidade mórbida é que ela vai dominando a vítima aos poucos.
    Quando percebe, a luta para se recuperar é muito dura.

    Samuel

Os comentários estão desativados.