Não cometa o erro de deixar o Cometa McNaught passar

A passagem do Cometa McNaught é a mais brilhante desde 1986 quando o cometa Halley chegou mais tímido do que se esperava. Isto porque o cometa McNaught já superou o cometa Hale-Bopp que passou em 1995.
Nós do Hemisfério Sul devemos aproveitar a semana de 15-22 de Janeiro (2007) para observá-lo logo após o Por-de-Sol, se as nuvens e a poluição permitirem. De praxe: Jamais olhe o Sol diretamente.

diagrama do sistemas solarObservando da Terra, a distância angular entre o Sol e o cometa está pequena. Por isto, observá-lo a olho nu pode ser difícil ou a cauda pode não ser nítida. Um binóculo é recomendado. De praxe: Jamais olhe o Sol diretamente.

Ao anoitecer, Vênus vai aparecer no poente bem brilhante, magnitude -3,3. Esta é a estimativa de brilho do Cometa McNaught. Lembre-se. Quanto mais negativa é a magnitude mais brilhante nos aparece. O Sol tem -27, a Lua cheia -13, a estrela Sírius -1,4, Saturno +0,85 e astros com magnitude +3 já são difíceis de observar a olho nu em céu urbano. A escala é logarítmica.

Hoje, 13 Jan 2007 o Cometa McNaught está saindo do seu ponto mais próximo do Sol, o Periélio (0.17 U.A.). Veja o diagrama: Sol ao centro, as órbitas de Mercúrio, Vênus, Terra e Marte e a órbita elíptica alongada do Cometa McNaught. Todos os astros nesse diagrama orbitam no sentido anti-horário mas suas órbitas não são co-planares. As órbitas estão em escala, projetadas no plano preferencial dos planetas. O Cometa McNaught cruza (novamente) o esse plano durante o seu periélio. O ícones não estão em escala. O gráfico foi obtido do Solar System Live para o dia 16 de Janeiro de 2007, Terça-feira com o acréscimo dos elementos orbitais da Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics.

foto do cometa
Veja as fotos do pessoal do Hemisfério Norte. Leia mais.

O Cometa McNaught foi descoberto na noite de 07 de Agosto de2006 na Austrália por R. H. McNaught. Poucas horas mais tarde, no Brasil, C. Jacques and E. Pimentel confirmaram a descoberta. Detalhe: Era lua cheia, Júpiter estava com magnitude -1,6 e a magnitude do Cometa foi estimada em 17. Só com telescópios e procura sistemática! Na Austrália o telescópio foi de 50 cm e no Brasil de 30 cm. Ainda não dá para saber se o Cometa McNaught é periódioco ou é um visitante parabólico. E sua cauda não deve esconder uma nave de E-T. Espero que ninguém queira pegar uma “carona” como a seita suicida de 1995.

Tente observar o Cometa McNaught nestes dias. Ele pode não voltar mais. Até porque, com tanto vento solar, deve restar pouco brilho para a próxima viagem ao Sol, se houver.

8 opiniões sobre “Não cometa o erro de deixar o Cometa McNaught passar”

  1. Olá Prof.º Dr.º Samuel

    Muitíssimo obrigado pela dica. O que me surpreendeu é que um cometa com uma magnitude tão baixa (mesmo com a variação que dá na posição dele referente ao Sol) só foi descoberto agora em 2006. Será que a ciência já tem a trajetória dele com certeza?
    Porque podemos considerar a hipótese dele colidir com algum outro planeta ou mesmo no Sol. Se ele não evaporar como está escrito no texto.

    Não estou muito animado, já que está chovendo todos os dias ou sempre está com nuvens.

  2. Oi Ricardo.

    Eu acho que este Cometa tem órbita parabólica ou um período maior que uns 700 anos, digamos. A trajetória dele está quase definida. Não vi anunciado. Imagino que mais alguns dias de medida e haverá pontos suficiente para definir sua órbita. A órbita deste Cometa é bem fora do plano preferencial. Pouquíssimas chances de colisão.
    O Sudeste do Brasil está com muitas chuvas e núvens esta semana. Vamos ver se alguém consegue ver.

  3. Caro Professor,

    Eu tive a oportunidade de observar o Hale-Bopp, em 1995, usando um Celestron C-90(tive que vendê-lo…). Gostaria de saber se a “janela” do Mc Naught encerra-se no dia 22 de Janeiro, ou vai se estender por mais tempo.

  4. Salve o Dr. Oliveira,
    Tenho visto as belíssimas photos do McNaught no Hemisfério Norte no site http://www.spacew.com tenho admiração pelo site pois foi lá que publicaram uma das minhas photos de um dos mais belos fenômenos celestes: A Aurora Boreal. Tivemos a graça de vê-la em Fairbanks, Alaska em setembro de 2005. Moro no RJ e afortunadamente fazendo uma pequena caminhada posso observar o poente. Vou para lá no final da tarde ver se consigo ver o McNaught, o tempo por aqui não tem colaborado, muitas nuvens e chuva fina ocasional. Soube hoje que ele poderá ser observado no Hemisfério Sul. Asseguro-lhe que não cometerei o erro de deixá-lo passar, e espero que ele colabore conosco em mostre-nos toda a sua graça ao riscar o céu.
    Agradeço as dicas.

  5. Não teremos mais dias para tentar ver o cometa?? nem no dia 23? Hoje é dia 22, 05:50 da manhã vou tentar ver, e o cometa estará bem perto do Sol?? e dá para ver bem bem bem a olho nu?

    Uma mensagem de um desesperado querendo ver um cometa😛

  6. Olá,

    AlmerioCastro e Thomaz. O cometa está se afastando do Sol e da Terra. Pelos dois motivos cada dia vai ficar mais difícil de ver a olho nu. Não custa tentar observar.

    Luis Perdigão. Grato pelo link. Há várias fotos agora na internet. Vamos aproveitar a era www!

    Hernandi. Aguardo as suas fotos.

Os comentários estão desativados.