Detalhes de Arco-Íris

Em época de chuvas locais, há grandes chances de vermos um arco-íris. Principalmente ao final da tarde. Sabe por que? Preste atenção nos detalhes. O arco principal, o secundário com a seqüência de cores invertida, entre os arcos a banda escura e abaixo do arco principal a região mais clara. O detalhe que chamo atenção é difícil de ver. São os arcos chamados supranumerários. arco �risVeja a foto ao lado (ou aqui com mais resolução). Eu tirei uma foto do meu observatório mas não ficou tão boa quanto as imagens e explicações daqui.

Os supranumerários não são explicados em termos de óptica geométrica (clássica). São efeitos de interferência das ondas luminosas. Muito legal. Muito bonito.
A “ciência é ou deveria ser a inspiração para os poetas”, namorados, apaixonados etc.

2 opiniões sobre “Detalhes de Arco-Íris”

  1. realmente a ciência devia ser inspiração pra poetas
    mas eu acho q serve de inspiração pra mtos artistas já
    recentemente ‘descobri’ no meio de pesquisas malucas um fotógrafo microbiologista, não achei ainda imagens das fotos dele, mas devem ser mto legais
    ele tbm era fascinado pela natureza, pela vida
    vc já deve ter ouvido falar desse fotógrafo
    mas vou colocar msmo assim uma pág que fala dele (da wikipédia, claro…)
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Roman_Vishniac
    tá aih, vou procurar fotos dele
    no google, como sempre…
    mas então, a inspiração dos poetas, artistas, é a msma dos cientistas: fascínio
    eh que o mundo com frequência, pelo menos pra mim, parece ser o melhor que pode existir
    mta gente só dá destaque para as coisas da sociedade, quase sempre em desiquilíbrio, o que me irrita um pouco
    mas até aí dá pra ver coisas boas, como cooperação
    mas se há algo que desperta fascínio é a forma como a natureza se organiza
    é tudo muito…eu diria mágico, mas essa palavra não é mto bem vista por cientistas…mas qndo digo isso é pra expressar fascínio apenas
    qnto mais eu estudo, mais me parece ‘mágico’ rs
    não existe nada mais legal no universo que o príprio universo ahauahau
    tem gente que fica por aí perguntando qual o sentido da vida
    o motivo, a utilidade
    coisa que eu acho bem ridícula
    já q pra mim, uma adolescente boba, a vida parece ser o objetivo
    eh chato, mas eu tenho a impressão de que isso soh acontece pq por aki a vida não é vista como algo assim tão importante e fascinante…
    ainda bem que existem cientistas, poetas, artistas rsrs
    bj
    teh!

Os comentários estão desativados.