Os céus estão encolhendo?

queda de camadas da ionosferaAlgumas camadas da ionosfera (entre 20 e 300 km da altura) estão caindo devido ao aumento de CO2 e diminuição de Ozônio em camadas inferiores. O artigo da Science exige assinatura, mas o blog RealClimate faz alguns comentários.

A atmosfera como um todo e a ionosfera em particular é muito dinâmica. A interação mais óbvia, diária com o Sol faz com que ela aumente e diminua em questão de horas. Veja a monitoração de ontem. Veja mais sobre a Ionosfera na Wikipedia, por exemplo.

O céus estão sendo abalados pela presença humana.

2 opiniões sobre “Os céus estão encolhendo?”

  1. Realmente, diante do Universo nossa existência é humilde e a interferência observada na ionosfera é pequena. Mas não podemos negar a nossa influência.

    Uma conta que gosto de fazer: A massa média total da atmosfera é da ordem de 5×1018 kg. Usando a densidade ao nível do mar de 1,2 kg/m3 temos um volume respirável de 4×1018m3. Trocamos meio litro de ar a cada respiração. Em 60 anos, uma respiração a cada 5 segundos, uma pessoa respira 2×108 litros. Lembrando que m3=1000 litros, quantas pessoas respirariam a atmosfera toda? 20 trilhões de pessoas! Em quanto tempo teremos esta população? Não sei, mas respirar é a menor das nossas influências no meio ambiente. Imagine o efeito das nossas outras atividades.

Os comentários estão desativados.