O trânsito de Mercúrio no dia 08 de Novembro de 2006

Mercúrio é um planeta mental (sic) e “mostra … como você pensa”. Esta frase está em um manual de astrologia. Como sempre, não dá qualquer informação relevante. No entanto, tenho que admitir, o movimento de Mercúrio nos faz pensar.le penseur

Como foi a primeira observação registrada em 07 de Novembro de 1631, há 375 anos? Foi o francês Gassendi quem publicou a observação. Observe que o inglês Newton tinha apenas 12 anos e portanto não havia teoria gravitacional. Ele fez a observação com base nas leis de Kepler e nas tabelas astronômicas da época.
Os trânsitos dos planetas como as eclipses não têm uma periodicidade simples. Mas por que os trânsitos de Mercúrio acontecem em Maio ou Novembro? Em 700 anos, de 1601 a 2300 haverá 94 trânsitos de Mercúrio. 67% deles em Novembro e o restante em Maio. Por que esta distribuição?
Este trânsito vai se repetir em 2016. JAMAIS OLHE PARA O SOL pois pode causar cegueira imediata ou a longo prazo. Haverá vários telescópios enviando as imagens pela internet. Procure. Veja a foto da NASA do último trânsito de Mercúrio em Maio de 2003. Com Plutão rebaixado, Mercúrio tem o título de menor planeta do nosso sistema Solar. Pela foto podemos perceber. Além de Mercúrio, Vênus também transita entre o Sol e a Terra. Mas é ainda mais raro. E obviamente a Lua, em eclipse solar consegue, às vezes, ocultar completamente o disco solar. Assim, o trânsito de Mercúrio é um fenômeno relativamente raro, e nos faz pensar …

entrada de mercurio
maximo transito de mercurio

Na região da UNICAMP, a previsão de entrada é 16h12m (horário de Brasília) e o por-de-sol vai quase coincidir com o “maior trânsito” que é o ponto em que Mercúrio vai transito visto pelo telescopio com filtroestar mais próximo do centro do disco do Sol às 19h41m. Veja as fotos da previsão da observação de entrada e de máximo trânsito. Obtidas com o software stellarium. As manchas ilustram as manchas solares. Para os moradores do hemisfério sul, Mercúrio vai entrar pela parte superior esquerda do Sol e vai descer. Nas fotos de baixa resolução acima, mal percebemos Mercúrio de tão pequeno em relação ao Sol. Com um telescópio espacial e filtro apropriado, poderíamos ver com mais nitidez como na foto ao lado.