Inverno: dia mais curto do ano

Por definição, o inverno começa no dia mais curto do ano. Podemos citar três observações contundentes a respeito deste dia chamado de solstício de inverno:

  1. O Sol nasce  mais tarde;
  2. O por-de-Sol acontece mais cedo;
  3. A sombra de algo vertical ao meio dia é a maior.

Tudo em relação aos outros dias do ano para um determinado local geográfico (ou à mesma latitude norte ou sul). Estas observações precisam de instrumentos simples. Bastam metodologia de anotar dados, medir as sombras, e ter um relógio confiável numa margem de erro de até 3 minutos.

Há outras observações mais sutis:

  • O tempo do Sol cruzar o horizonte (ao nascer e ao se por) são maiores pois neste dia o Sol não cruza o horizonte de maneira perpendicular.
  • O trajeto do Sol ao longo do dia é de fato no sentido Leste-Oeste apesar de estar bem mais ao Norte. Isto é, praticamente o Sol nasce no Nordeste e se põe no Noroeste.
  • O Sol está em uma ponta extrema do analema.

No vídeo abaixo, veja a animação da posição do Sol ao longo do ano (em um mesmo horário a cada dia) com as constelações do Zodíaco no fundo e a trajetória do analema.

Tentei apresentar no texto acima o que pode ser medido com relógios, réguas, transferidor etc, mas com a ajuda de instrumentos muito mais precisos (relógios atômicos, satélites artificiais etc) sabemos que até mesmo a medida de tempo precisa de correções.

As informações abaixo valem para 2009 na região de Campinas, SP, Brazil:

  • O dia 7 de Junho foi o dia de por-de-Sol mais cedo, a saber, 17h30min;
  • O dia 4 de Julho vai ser o dia de alvorada mais tardia, a saber, 6h50min;
  • No dia 21 de Junho, o Sol nasce  às 6h48m e se põe às 17h32min, isto é, dez horas e quarenta quatro minutos de Sol. Veja dados para sua localização no USNO.
  • Ao dia aparente (de meio dia local a outro meio dia local) faltam um minuto e quinze segundos para completar as 24 horas do tempo solar médio. Veja equação do tempo.

Dica do Física na Veia! Eu estava escrevendo algo, quando vi o instrutivo post do prof. Dulcídio Bras Jr.

Veja mais sobre analemas.

About these ads

2 opiniões sobre “Inverno: dia mais curto do ano”

  1. Alô pessoal…
    A respeito do dia mais curto do ano…
    Tenho ouvido dizer que o dia mais curto do ano é vespera do dia de São João. Entretanto, pelo que tenho lido a respeito, o dia mais curto do ano é o dia da transição outono/inverno quando o movimento da terra em torno do sol reinicia seu retorno ao dia da transição primavera/verão quando teremos o dia mais longo do ano. Estarei certo nesse entendimento?

    1. Oi Murilo.

      Certo. Para ser preciso, o tempo entre o Sol aparecer no horizonte nordeste e desaparecer no horizonte noroeste é o menor possível no dia da transição outono/inverno no hemisfério Sul.

Os comentários estão desativados.