Dia do Médico e o Nobel de Medicina

Hoje, 18 de Outubro, é o dia do Médico. Parabéns à classe que se ocupa da saúde humana, previnindo, diagnosticando e curando as doenças. O esforço da medicina com base científica deve ser reconhecido.

Nobel Prize® medal - registered trademark of the Nobel FoundationE é exatamente o que o comitê do Prêmio Nobel tem feito. Este ano de 2008 o prêmio foi dividido entre os pesquisadores que encontraram os virus responsáveis pela AIDS (HIV) e pelo câncer cervical (HPV).

Harald zur Hausen Françoise Barré-Sinoussi Luc Montagnier
© Klaus Rüschhoff, Springer Medizin Verlag Photo: Sakutin/SCANPIX Photo: Magunia/SCANPIX
“por sua descoberta do virus papilona humano que causa câncer cervical” “por suas descobertas do virus de imunodeficiência humano”
Harald zur Hausen Françoise Barré-Sinoussi Luc Montagnier
1/2 do prêmio 1/4 do prêmio 1/4 do prêmio
Alemanha França França
German Cancer Research Centre

Heidelberg, Germany

Regulation of Retroviral Infections Unit, Virology Department, Institut Pasteur

Paris, France

World Foundation for AIDS Research and Prevention

Paris, France

nascido em. 1936 nascida em 1947 nascido em 1932

O trabalho dos pesquisadores mostra o poder da investigação científica reducionista para entender e diagnosticar doenças. Read Nobel for HIV Discoverers. Há aproximadamente 25 anos eles identificaram os vírus que provocavam estas doenças graves e usualmente fatais, o que permitiu diagnósticos precisos. A vacina contra o HPV está começando a ser administrada. Já a vacina contra o HIV ainda depende de muita pesquisa. O Dr. Luc Montagnier arrisca dizer que em quatro anos a vacina chega.

Já comentei que os vírus, em particular o HPV e o HIV têm estruturas geométricas que são interessantes do ponto de vista matemático.

The movement from Crick & Watson, to Caspar & Klug and finally the Twarock model.
The movement from Crick & Watson, to Caspar & Klug and finally the Twarock model.

Viva a medicina com base científica. Mesmo estando longe de saber de todas as doenças e muito menos de oferecer tratamentos para 100% das doenças, a medicina tem avançado muito graças ao método científica. Só lamento que ainda haja espaço para tratamentos sem base científica como a Homeopatia e a Quiroprática.